Uberaba entra na onda roxa do Minas Consciente
06/03/2021


Para conter a evolução da pandemia e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência médica, preservando a rede hospitalar, o Governo de Minas inseriu na onda roxa todos os 27 municípios da macrorregião do Triângulo Sul, incluindo Uberaba. A medida começa a vigorar, neste domingo (7) e tem validade por 15 dias.

Segundo o governo do Estado, o objetivo da medida é restabelecer a capacidade de atendimento hospitalar da região para preservar a rede de Saúde de todo o Estado. “Vivemos um momento de muita tensão. Estamos acompanhando a aceleração da doença. As cidades do nosso entorno entraram em colapso no sistema de saúde. Pedimos a ajuda de todos nessa quinzena para que possamos vencer esse momento e ter dias melhores em relação à nossa saúde”, clamou a prefeita Elisa Araújo. 

Fazem parte da Macrorregião do Triângulo do Sul as seguintes cidades: Araxá, Água Comprida, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo. 

De acordo com o governo de Minas, nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais:

•          Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
•          Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
•          Bancos;
•          Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
•          Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
•          Manutenção de equipamentos e veículos;
•          Construção civil;
•          Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
•          Lavanderias;
•          Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
•          Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)
*Taxa de ocupação de leitos* A ocupação de leitos em Uberaba para pacientes Covid está em 60% para UTI e 71% em enfermaria na rede pública. Já na rede privada a ocupação de leitos de UTI é de 100% e de enfermaria de 78%.

A Secretaria de Defesa Social de Uberaba (SDS), Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Polícia Militar (5ª RPM, 4º BPM, 67º BPM), Corpo de Bombeiros (CBMMG), Guarda Municipal (GM) e Departamento de Posturas se reuniram na tarde deste sábado (6) para discutir a classificação da macrorregião do Triângulo Sul na Onda Roxa do Programa Minas Consciente de combate à Covid-19. Foram tratados os novos procedimentos das forças de segurança do Município em face às restrições desta fase mais restritiva do programa. 

O secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, destacou a importância de a população colaborar e se organizar, não existindo a necessidade de correr e fazer estoque de produtos em casa. “O momento é de evitar a circulação. Sair apenas para buscar os serviços essenciais. Orientamos ainda que as famílias tenham apenas uma pessoa para fazer o deslocamento para supermercados, farmácias, bancos, entre outros. Não é o momento de sair a família inteira para fazer compras, inclusive vamos ficar de olho nisso junto aos estabelecimentos”, ressaltou o secretário. 

Entre as ações alinhadas com as forças de segurança estão a intensificação da fiscalização com presença ostensiva nos principais pontos de Uberaba; apoio a instalação de barreiras sanitárias na rodoviária e aeroporto pela Secretaria de Saúde; intensificação da comunicação com a população sobre os novos pontos de restrição relativos a Onda Roxa do programa Minas Consciente; e adoção de interdições, autuações, multas com os devidos encaminhamentos ao Ministério Público para aqueles que descumprirem as recomendações, entre outras. 

Já em relação ao transporte coletivo de Uberaba, haverá as seguintes alterações a partir deste domingo, dia 7: todas as estações e os quatro terminais de ônibus irão funcionar das 5h às 19h. O acesso às estações e terminais será permitido até às 19h. Após este horário, os veículos irão circular para fechamento das viagens, de forma que os deslocamentos sejam finalizados até às 20h.
POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.