Fernando Passalio afirma que boa-fé no empresário é lema do governo Zema
20/04/2021

Secretário estadual participou de reunião da diretoria plena da Aciu nesta segunda-feira (19)

A diretoria plena da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu se reuniu virtualmente na noite desta segunda-feira, dia 19, e recebeu a participação do secretário estadual de desenvolvimento econômico, Fernando Passalio. O presidente da Aciu, Anderson Cadima, abriu a reunião parabenizando o secretário por sua condução ao cargo, realizada pelo governador Romeu Zema, na semana passada.

O novo chefe da pasta de desenvolvimento econômico de Minas é servidor de carreira e já vinha atuando como secretário de fato, uma vez que o titular, Cássio Rocha de Azevedo, estava afastado da pasta para tratar de problemas de saúde, porém, somente na semana passada sua condução ao cargo foi oficializada. Passalio fez um balanço das atividades da secretaria e destacou que a pasta tem se dedicado às medidas necessárias para acabar com a onda roxa no estado.

“A região do Triângulo Sul já está fora da onda roxa, em que Uberaba está incluída, mas ainda têm regiões nesta onda e estamos trabalhando para que todas possam sair dela”, disse. Entre os diversos assuntos tratados, o secretário destacou o projeto Minas Livre para Crescer. “Queremos que o estado mineiro seja referência na ampliação de diretrizes de liberdade econômica, facilitando processos para impulsionar negócios e consequentemente gerar emprego e renda.  O maior programa de liberdade econômica da história de Minas Gerais vai tornar o Estado mais competitivo e fácil de se empreender”, afirmou.

Cadima relembrou durante a reunião que entregou uma carta-compromisso à prefeita Elisa, durante sua campanha, mencionando a importância do município em aderir ao Guia Municipal da Liberdade Econômica, do Minas Livre para Crescer. Passalio deu como exemplo do Guia, a aprovação tácita. “Os responsáveis pela emissão de um ato público de liberação da atividade econômica terão um prazo, não superior a 60 dias, para responder aos requerimentos. Caso o prazo se esgote, sem resposta, o ato será aprovado de forma tácita. Nosso lema é desburocratizar o estado e essa medida faz parte disso. Temos como diretriz a confiança na boa-fé do particular perante o Poder Público e a intervenção somente subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício das atividades”, explicou.

Fernando destacou também que o governo estadual tem batido recordes. Desde janeiro de 2019 até o momento, o Estado atraiu mais de R$100 bilhões em investimentos privados desde o início da atual gestão. Mesmo com as incertezas no mercado financeiro causadas pela pandemia da covid 19, as estratégias adotadas pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), fizeram com que Minas Gerais se consolidasse como rota certeira de alguns dos maiores e mais importantes investimentos realizados no país.

Durante o encontro online foram levantados diversos assuntos como a ZPE de Uberaba, gasoduto, planta de amônia, entre outros. Sobre crédito para o empresariado, Passalio destacou não acreditar que seja possível a disponibilização de financiamento via BDMG, para empresários que estejam com nome negativado, conforme solicitado por um grupo de empresários em reunião recente na Assembleia Legislativa de Minas . “Nós costumamos dizer aqui no Governo que nós podemos não agradar, mas enganar não vamos. E essa alternativa não tem como vingar, uma vez que isso depende de autorização do Banco Central, uma série de legalidades a se cumprir e todo dinheiro a ser emprestado tem uma fonte, tem que oferecer uma garantia, e nestes casos isso não aconteceria, portanto não acreditamos que essa pauta passe”, disse.

Os diretores da Aciu fizeram questionamentos ao secretário sobre projetos em andamento para Uberaba e região e ao final deliberaram por redigir um documento direcionado à secretaria com as principais demandas do empresariado uberabense ao governo do Estado, no que tange a atividade econômica e seus entraves.

Marcela Pires