Veja o funcionamento do comércio e outros órgãos neste Corpus Christi
01/06/2021

Nesta quinta-feira, dia 03 de junho, dia de Corpus Christi, o funcionamento do comércio de rua será facultativo. Os estabelecimentos de gêneros alimentícios estão autorizados a abrir também e nos shoppings centers o expediente será das 13h às 20h. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu estará fechada nesta quinta-feira, dia 03, e retorna seu atendimento aos associados e ao público em geral na sexta-feira, dia 04.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não abrirão na quinta-feira (3). As repartições públicas municipais da administração direta e indireta estarão fechadas no feriado e no dia seguinte, sexta-feira (4), será ponto facultativo, conforme o Decreto nº 180/2021, publicado no Porta-Voz de 29 de janeiro.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) funcionam 24 horas. Parques, matas, bosques, zoológicos e similares estão com visitação suspensa. Os Museus de Arte Decorativa (Mada) e Arte Sacra estão fechados por decreto, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma, bem como por decreto.

No feriadão de Corpus Christi, o Parque das Acácias (Piscinão) abrirá das 6h às 18h. Já o Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes ficará aberto ao público na sexta (4) e sábado (5), das 7h às 18h, apenas para caminhada. Na quinta (3) e domingo (6), os espaços ficarão fechados. Em ambos os espaços, não haverá aulas e a academia do Complexo Esportivo não funcionará.

O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 3, não irá alterar em nada o funcionamento das feiras livres em Uberaba.  Até a “pedra” da Ceasa está mantida. O chefe da Seção de Feiras Livres da Secretaria Municipal do Agronegócio, Deyvid Carvalho Silva, confirma o funcionamento das Feiras 1, 2 e 3 no feriado de Corpus Christi. A Feira 1 acontece na rua Espanha, bairro Boa Vista; a 2, também chamada de Feirão, ocorre na avenida Juca Pato, bairro Beija Flor, e a 3, na rua Alumínio, bairro Leblon. Lembrando que Feira 1 funciona das 6 às 12h e as outras duas, 2 e 3, das 16 às 20h.

Também a unidade da Ceasa de Uberaba estará funcionando normalmente neste dia 3, tanto os boxes, como a “pedra” do produtor. As comercializações na “pedra” começam às 6h da manhã e vão até às 10h, no máximo. Já os boxes seguem expediente comercial das 7h às 18h. Apenas o Mercado Municipal terá o horário alterado. Como acordado, em todos os feriados, o funcionamento no Mercadão fica restrito ao período da manhã, das 7h às 12h. Fato que se repetirá neste feriado de Corpus Christi.

O diretor de Abastecimento da Sagri, Mauro Genésio, conclama os consumidores para que incentivem estes três segmentos do agronegócio em Uberaba, indo às compras, porém, respeitando devidamente as normas sanitárias de prevenção à Covid-19. Dentre elas, lembra Mauro, estão o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, dispensadores de álcool fornecidos pelos comércios e compras objetivas, reduzindo a permanência nos locais, seja no Mercado, Ceasa e feiras livres.

O administrativo das escolas municipais estará fechado nos dias 3 e 4 retomando o atendimento na segunda-feira (7). A Superintendência de Transporte Público informa que na quinta-feira (3), a frota de ônibus circulará com a tabela de domingos e feriados. Os horários poderão ser consultados no aplicativo BuSu e no site da Prefeitura de Uberaba.

A Codau informa que a coleta de lixo doméstico permanecerá normal, sem alterações neste feriado de Corpus Christi, quinta-feira (3), bem como na sexta-feira (4), ponto facultativo para a administração municipal. A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, permanecerá com a sua programação habitual. Lembrando que o lixo deve ser colocado para fora da residência apenas nos dias e horários em que a coleta está programada para cada bairro. Em caso de dúvidas, a população pode consultar a programação pelo Fale Codau 115.

O atendimento ao público da Codau, o SAC da av. Leopoldino de Oliveira, 4.295 (centro) e a unidade administrativa da Companhia fecham na quarta-feira (2) e o expediente voltará ao normal na segunda-feira, dia 7 de junho.

O Fale Codau 115 funcionará normalmente no feriadão para recebimento de solicitações de serviços emergenciais de água e esgoto. O serviço é 24h/dia.