Município conquista prorrogação de prazo para a implantação da ZPE de Uberaba
06/08/2021

Presidente da Aciu participou de encontro virtual com secretário especial do Ministério da Economia

Foi anunciada nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, a prorrogação do prazo para a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, por cerca de 180 dias, para conclusão da primeira fase da obra de infraestrutura. O anúncio foi dado pelo secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, por meio de videoconferência.

Participaram da reunião virtual a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, a secretária adjunta da Sedec, Cynthia Bessa De Souza, o assessor de Assuntos Regionais, Caio Presotto, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Anderson Cadima. Também no encontro, Renata Caetano Borges Assumpção e Rodrigo Caetano Borges, da diretoria da Companhia Administrativa da Zona de Processamento de Uberaba (CAZPE), o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) Ângelo Crema, o deputado federal Zé Silva e a deputada federal Greyce Elias.

Elisa Araújo iniciou seu pronunciamento agradecendo a atuação de todos na viabilização do projeto ZPE Uberaba. “São novos rumos para Uberaba. A prorrogação desse prazo é muito importante para nossa cidade, pois viabiliza um projeto que estava parado há nove anos. Trabalhamos muito, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, capitaneou essa missão e destravou tudo que estava parado”, frisou Elisa.

A prefeita de Uberaba ressaltou as potencialidades do Município na atração de empresas, como a cidade mineira que possui Licenciamento Ambiental on-line, localização privilegiada e área disponível para investimentos, e ainda reafirmou que conta com o Governo Federal, com o Governo do Estado, com a Câmara de Vereadores e os deputados para atrair novas empresas. Anderson Cadima, presidente da Aciu, comemorou a situação e destacou que depois de muitos anos de imbróglio,  “a ZPE finalmente dá sinais de que será realidade, o que é uma grande conquista para Uberaba”, disse.

Rui Ramos afirmou que o dia era de coroamento de um trabalho intenso deste início de governo. “Fico feliz porque é um trabalho em conjunto da minha equipe com as demais secretarias, num prazo exíguo para vencer diversas barreiras e dificuldades, até chegar nesse ponto. Agora, é iniciar as obras, a licitação está na reta final. Acredito que até dia 12 teremos a definição do vencedor e Uberaba está de parabéns, o projeto se tornará realidade”, ressaltou Ramos.

“Gostaria de dizer que o nome do nosso programa de governo é “O Caminho da Prosperidade” e acreditamos muito nisso. O nosso valor principal é a prosperidade por meio da liberdade de empreender, crescer e criar emprego, e com essa visão que trabalhamos tendo com o Congresso o Novo Marco das ZPEs que dará mais liberdade para as empresas se instalarem. O Brasil e Uberaba têm uma posição estratégica, logística privilegiada que faz com que sejam candidatos naturais à relocalização das empresas globais e, assim, o Brasil construirá a competitividade nas exportações. Tenho absoluta certeza de que a ZPE Uberaba transformará a região, gerando renda, emprego, adicionando valor a atividades econômicas para essa região”, finalizou o secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

Fonte: PMU e Aciu