Uberaba irá receber projeto piloto de Conexão 5G para área rural
13/08/2021

Aciu havia feito solicitação de inclusão da cidade ao Ministério da Agricultura

Uberaba receberá o plano piloto na instalação da conexão 5G para o agro, conforme o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Anderson Cadima. Serão oito cidades no país que participarão do plano piloto na área rural. Anderson Cadima explicou que a iniciativa conta com a Prefeitura Municipal de Uberaba, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), para levantar os dados solicitados pelo Governo Federal. Após o envio desses dados a previsão é que em três meses a tecnologia já esteja instalada.

O presidente da Aciu esclareceu que fez uma solicitação para o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes, que articulou com o MAPA e o Ministério das Comunicações.  A internet 5G se diferencia pela alta performance, que permite o uso de máquinas autônomas no campo, como pulverizadores que identificam sozinhos quais pontos devem receber os produtos. A conexão 5G vai permitir uma maior produtividade no campo, a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção.

Conforme Anderson Cadima o local onde será instalada a antena em Uberaba está sendo estudado, a empresa fabricante que será responsável pela tecnologia e a operadora serão definidas pelo governo. “Será como um teste de capacitação técnica para as empresas que vierem para cá, tanto o fabricante como a operadora” explicou.

O 5G no Brasil

Os projetos de antena 5G são pilotos para a efetiva entrada em vigor da tecnologia no Brasil, após leilão das frequências de operação a ser realizado no segundo semestre. Enquanto isso, 20 projetos-pilotos estão sendo implementados pelo Ministério das Comunicações, sendo oito em  áreas rurais. O primeiro foi inaugurado em Rondonópolis (MT), em maio e em junho uma antena foi instalada em Sorocaba (SP). Segundo o Ministério das Comunicações, a expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham internet 5G até julho do ano que vem e que todos os brasileiros tenham acesso à internet até 2028.

Fonte: Jornal da Manhã