Aciu solicita retorno de Delegacia da Receita Federal para Uberaba durante reunião em Brasília
19/08/2021

Comitiva comandada pelo presidente da Aciu, Anderson Cadima, esteve na tarde desta quinta-feira, dia 19, na sede do Ministério da Economia, em Brasília. O motivo da visita foi a oficialização do pedido de retorno da Delegacia Regional da Receita Federal para Uberaba. O grupo foi recebido pelo subsecretário de gestão corporativa do Ministério da Economia, Moacyr Mondardo Júnior, e também pelo superintendente da 6ª Região Fiscal da Receita, Mário José Dehon São Thiago Santiago, que participou de forma virtual do encontro.

Do grupo de Uberaba estavam, além do presidente da Aciu, o dirigente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, José Arlênio, o Delegado da Adesg Regional Uberaba, Antônio José Bessa Ferreira, e o articulador do encontro, o deputado federal Aelton Freitas, com seu chefe de gabinete, Gustavo Felipe Costa e Silva. O presidente da Aciu iniciou a reunião contando um pouco da história da Receita Federal em Uberaba e da importância da Delegacia para a cidade em seus mais de 40 anos de permanência no município.

“No ano passado fomos surpreendidos com a decisão de que a Delegacia seria transformada em agência de atendimento, passando a ser subordinada à Delegacia de Uberlândia. Esta decisão trouxe vários prejuízos para a população de Uberaba e de toda a região, pois em Uberaba eram atendidos também outros 33 outros municípios, dificultando em muito o desenvolvimento das atividades empresariais em nossa cidade e região”, explicou.

A comitiva pontuou ainda que a Delegacia, até então existente na cidade de Uberaba, tinha corpo especializado em aduaneira/repressão ao contrabando, sendo que todo o material apreendido pelas autoridades federais ficam, ainda hoje, retidos em Uberaba. Outro ponto destacado em defesa do retorno da unidade, diz respeito ao Porto Seco da cidade, cuja movimentação é a maior de toda a região, “inclusive maior que a de Uberlândia, o que necessita de mais auditores para o desembaraço aduaneiro”, destacou Cadima.

O grupo também salientou que a ZPE - Zona de Processamento de Exportação de Uberaba, que já é realidade e em breve estará em funcionamento, exigirá grande mão de obra fiscal. O subsecretário Moacyr se mostrou bastante atento às reivindicações e se comprometeu a analisar o pleito. Ele destacou que a Receita tem passado por reestruturações, especializando cada cidade em uma área de trabalho do órgão, e que há uma dificuldade de disponibilidade de servidores, pois desde 2014 não há concurso e a cada ano cerca de 600 colaboradores se aposentam.

Ao final,  a comitiva de Uberaba entregou um documento assinado por entidades classistas de Uberaba, entre elas: Aciu, Adesg, Fiemg, CDL, OAB, Cigra, Sindicato Rural de Uberaba e Sindcont, com todos os argumentos da importância do retorno da Delegacia para Uberaba, apresentados no encontro. “Acredito que a reunião foi positiva, o deputado Aelton também fez algumas proposições de modelos que poderiam ser adotados para o retorno da Delegacia para Uberaba e vamos aguardar o posicionamento do Ministério”, concluiu Anderson Cadima.

Marcela Pires