Aciu e grupo de trabalho se reúnem para definições do projeto-piloto do 5G agro de Uberaba
01/09/2021

Atores do ecossistema de inovação e agro se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 01, para o andamento das tratativas do projeto-piloto do 5G agro de Uberaba. Capitaneados pelo presidente da Aciu, Anderson Cadima, o grupo realizou este primeiro encontro virtual para integração de todos e uma primeira divisão de tarefas. “Desde que recebemos a notícia de que por meio da solicitação da Aciu, Uberaba passaria a ser contemplada com este projeto, unimos esforços e criamos um grupo de trabalho para levantar as informações solicitadas pelo Governo Federal”, explica Cadima.

Os projetos-piloto do 5G serão implantados em regiões urbanas e áreas rurais do país. Londrina, Rondonópolis, no Mato Grosso, e Sorocaba, em São Paulo, já receberam o projeto. Também serão contemplados, além de Uberaba, o Distrito Federal e outros quatro municípios do interior do país. Os projetos demonstrativos são conduzidos em cidades selecionadas pela referência de suas instituições de pesquisa agropecuária e universidades e pelo potencial de gerar mais tecnologias a partir da sinergia nos ecossistemas e arranjos regionais.

O grupo de trabalho reunido hoje integra, além da Aciu, a UFTM, IFTM, Fazu, Parque Tecnológico de Uberaba, Grupo de Inteligência Setorial do Agro, Prefeitura de Uberaba, membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério das Comunicações. “Uberaba é berço de inovação, berço do agro, temos certeza que nosso projeto será referência de desenvolvimento e pesquisa para estas áreas”, destacou Cadima.

Outras instituições serão convidadas a compor o grupo de trabalho, que se reunirá novamente na próxima sexta-feira, dia 03, a fim de dar prosseguimento à formatação do projeto que será enviado ao MAPA.