Veja o que abre e o que fecha no dia da padroeira
11/10/2021


Nesta terça-feira, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora da Aparecida, feriado nacional, o comércio de rua terá abertura facultativa, assim como os de gênero alimentício (supermercados e similares). Já os shoppings centers poderão abrir das 13h às 20h. As informações são do Sindicomércio.

 

Nesta segunda-feira, nas repartições públicas municipais será ponto facultativo, incluindo autarquias e fundações. O Decreto nº 180/2021, que estabelece os pontos facultativos na administração pública, foi republicado por aperfeiçoamento no Porta-Voz de quarta-feira (29). A alteração atende à demanda do  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU). 

 

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu estará fechada na terça-feira, dia 12, devido ao feriado, mas retorna seu atendimento na quarta-feira, dia 13. A Mata do Ipê funciona de terça-feira a domingo, das 7h às 16h, incluindo finais de semana e feriados. Parque das Barrigudas é aberto ao público todos os dias da semana das 8h às 18h. Já os Museus de Arte Decorativa (Mada) e Arte Sacra estão fechados para visitação. O administrativo das escolas municipais estará fechado nos dias 11 e 12 retomando o atendimento na quarta-feira (13).


Transporte coletivo - A Superintendência de Transporte Público informa que na segunda-feira (11), a frota de ônibus circulará com a tabela de dias úteis. Já na terça (12), será por horário de feriado. Os horários poderão ser consultados no aplicativo BuSu e no site da Prefeitura de Uberaba.


Saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) funcionam 24 horas ininterruptamente. A Central de Ambulâncias irá operar no transporte de pacientes apenas para hemodiálise nos dias 11 e 12 de outubro (pré-agendado). E no período de sábado (9) a terça-feira (12), o carro da Central de Ambulâncias estará de plantão no Samu para altas hospitalares, das 8h às 17h, sendo o pedido do transporte feito pelo número 192. 

 

A Unidade de Saúde Roberto Árabe Abdanur, que já tem feito o atendimento exclusivo de pacientes com síndrome gripal nos finais de semana, atenderá no sábado (9), das 7h às 16h; no domingo (10), das 7h às 11h e na segunda e terça-feira (11 e 12) atenderá das 7h às 16h. As demais Unidades de Saúde permanecem fechadas ao longo do feriado, retornando ao atendimento normal na quarta-feira (13). 

 

O atendimento da Farmácia Básica da UPA São Benedito funcionará das 10h às 18h, ao longo de todo o final de semana e do feriado, de sábado a terça-feira (9 a 12). A Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, abrirá no sábado (9), das 7h às 19h; fechará no domingo (10), abrirá na segunda-feira (11), das 7h às 19h, e estará fechada na terça-feira (12). Já a Farmácia Solidária funcionará direto de sábado a segunda-feira (9 a 11), das 7h às 13h, fechando apenas no feriado de 12 de outubro.

 

Vacinação Antirrábica - O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias informa que não haverá o ponto fixo na segunda (11) e terça-feira (12). Apenas os pontos itinerantes de terça-feira, cujos endereços serão divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Uberaba.

 

Feiras livres, Ceasa e Mercado Municipal (Mercadão) - Apenas as feiras livres funcionarão em quase sua totalidade no feriado de 12 de outubro. Os feirantes do Vallim de Melo, por devoção a Senhora da Aparecida, optaram pelo não funcionamento da feira no referido dia. As outras três feiras funcionarão normalmente. Pela manhã, das 6h às 12h,  a Feira 1 na rua Donato Cicci, bairro São Benedito. À tarde, a partir das 15h, as feiras 2 e 3, respectivamente, na avenida Olímpio Jacinto da Silva, na Vila Arquelau, e na rua Sebastião Gomes da Silva, no Residencial Rio de Janeiro. 

 

A segunda-feira, já tradicional, é destinada à folga dos feirantes, portanto, dia 11 de outubro não haverá feira livre em Uberaba. Já na unidade da Ceasa de Uberaba, o funcionamento só será normal na segunda-feira, dia 11. Neste dia terá a pedra do produtor e os boxes dos permissionários abrirão das 6h às 18h. Já no feriado de Nossa Senhora Aparecida,  pouquíssimos boxes estarão trabalhando.

 

Quanto ao Mercado Municipal, seguirá funcionamento de feriado, previsto em lei. Ou seja, funcionará apenas pela manhã, das 7h às 12h. Hoje, 11 de outubro, o Mercadão terá expediente normal, obedecendo o horário comercial.

 

O expediente nas unidades administrativas da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) ficará suspenso nesta segunda-feira (11), por conta do Decreto Municipal 180/2021 que estabeleceu ponto facultativo nesta data, bem como na terça-feira, dia 12 de outubro, no feriado nacional da padroeira do Brasil, N. Sra. Aparecida. 

As atividades voltam ao normal na quarta-feira (13). Lembrando que o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), situado na Av. Leopoldino de Oliveira, 4.295 (Centro) tem o seu horário de funcionamento, das 8h às 16h30. O atendimento presencial deve ser agendado pelo 115 ou pelo site (ww.codau.com.br).

 

Os serviços emergenciais das redes de água e esgoto permanecem em atividade durante o feriadão, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115. 

 

Lixo - A Codau informa que a coleta de lixo permanecerá normal nos dias 11 e 12 de outubro. A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, segue com a sua programação habitual. 

O lixo deve ser colocado para fora da residência apenas nos dias e horários em que a coleta está programada para cada bairro. Em caso de dúvidas, a população pode consultar a programação pelo Fale Codau 115.

 

Barrigudas - O Parque das Barrigudas, na Univerdecidade, sob a responsabilidade da Codau, é aberto ao público todos os dias, de segunda a segunda, das 8h às 18h. E neste feriadão não será diferente.

 

A coordenação do Parque observa que, em atenção à pandemia do coronavírus, e para a segurança de todos, é obrigatório o uso de máscaras, tanto para adultos quanto para crianças, tampando boca e nariz. E o distanciamento deve ser mantido.

 

O espaço verde tem estrutura para manter as medidas de biossegurança dos visitantes, com suportes com o álcool em gel. O Parque também oferece bebedouros, totens para carregar celulares e totens com sacolinhas para lixo e fezes dos pets, além de banheiros e lixeiras.

 

Os tutores dos cães devem circular apenas com o animal na guia e para os de grande porte, é permitido o passeio usando também uma focinheira. Uma equipe de segurança recepciona o público e orienta sobre essas medidas.

 

 

Fonte: Sindicomércio e PMU


POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.