Confira o que abre e fecha neste Dia de Finados
01/11/2021

O comércio de rua e os Shoppings Centers estarão fechados neste feriado de 02 de novembro, terça-feira, Dia de Finados. Já os estabelecimentos do segmento de gêneros alimentícios estão autorizados a funcionar, com jornadas de 6 a 8 horas a serem determinadas pelo empregador. O funcionamento está respaldado em convenção coletiva. A praça de alimentação dos Shoppings e restaurantes externos funcionarão normalmente. Mesma convenção é seguida pelo Praça Uberaba Shopping.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu estará fechada nesta terça-feira, dia 02, devido ao feriado, mas retorna seu atendimento na quarta-feira, dia 03. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias também neste Dia de Finados.

As feiras livres irão funcionar na terça-feira (2), das 6h às 12h, na Rua Donato Cicci, no Bairro São Benedito; a partir das 15h, tem as feiras II, na avenida Guarapuava – no Vallim de Melo, e III, na avenida Olímpio Jacinto da Silva, na Vila Arquelau além da feira experimental que está sendo realizada no Bairro Rio de Janeiro. As repartições públicas municipais, incluindo as autarquias e fundações, estarão fechadas nesta segunda-feira (1), por ser ponto facultativo e também não funcionarão no feriado, dia 2.

A Mata do Ipê manterá o seu funcionamento normal, que é de terça-feira a domingo, das 7h às 16h, incluindo finais de semana e feriados. O Parque das Barrigudas estará aberto normalmente, das 8h às 18h.Os Museus de Arte Decorativa (Mada) e Arte Sacra estarão fechados para visitação, enquanto o Memorial Chico Xavier se encontra fechado para reforma.

Escolas seguem fechadas durante o fim de semana prolongado, voltando a funcionar na quarta-feira, dia 3. A frota de ônibus do transporte coletivo urbano irá circular com horário especial em virtude do Dia de Finados, com linhas especiais para os cemitérios. O usuário deve consultar no aplicativo BuSu e no site da Prefeitura de Uberaba para mais informações.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irão manter o seu funcionamento por 24 horas ininterruptamente. A Central de Ambulâncias vai operar no transporte de pacientes pré-agendados para a segunda e terça-feira apenas para o tratamento de hemodiálise.

O carro da Central de Ambulâncias ficará de plantão de sábado a terça-feira no Samu para altas hospitalares, das 8h às 17h, sendo o pedido do transporte feito pelo número 192. A Unidade de Saúde Roberto Árabe Abdanur, que já tem feito o atendimento exclusivo de pacientes com síndrome gripal nos finais de semana, atenderá na terça-feira das 7h às 16h. As demais Unidades de Saúde permanecem fechadas ao longo do feriado, retornando ao atendimento normal na quarta-feira 3.

Em virtude do Decreto 180/2021, neste dia 1º de novembro é ponto facultativo nas repartições públicas municipais e, sendo assim, a unidade do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) estará fechada, bem como a sede administrativa da autarquia. O expediente voltará ao normal na quarta-feira (3).

O SAC da Av. Leopoldino de Oliveira, 4.295 (centro) funciona das 8h às 16h30. O atendimento presencial no SAC é feito somente por agendamento através do 115 ou pelo site: codau.com.br no menu ‘Agência Virtual’ . O Fale Codau 115 funcionará normalmente no feriadão para recebimento de solicitações de serviços emergenciais de água e esgoto. O serviço é 24h/dia.

A Codau informa que a coleta de lixo doméstico permanecerá normal, sem alterações neste feriado de Finados, terça-feira (2).  A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, permanecerá com a sua programação habitual.

Lembrando que o lixo deve ser colocado para fora da residência apenas nos dias e horários em que a coleta está programada para cada bairro. Em caso de dúvidas, a população pode consultar a programação pelo Fale Codau 115.