Aciu recebe confirmação de antena 5g para o agro em Uberaba
10/11/2021

No início desta semana, comitiva de Uberaba, capitaneada pelo presidente da Aciu, Anderson Cadima, em reunião em Brasília, na sede do Ministério das Comunicações, recebeu a confirmação do MCom e do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da instalação da antena de conexão 5G na cidade, a ser utilizada para projetos de inovação no agro.

A antena deve ser instalada em breve, ainda nos primeiros dias de dezembro, ficando a parte de equipamentos sob responsabilidade da empresa Nokia e a conexão por parte da Algar. O local previsto para a instalação é no Campus da IFTM, dentro do Parque Tecnológico de Uberaba. O equipamento terá uma abrangência de um raio de 5 quilômetros, podendo atingir picos de até 10 quilômetros. A comitiva de Uberaba foi recebida pelo secretário executivo do Mapa e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes, e pela secretária executiva do Mcom, Maria Estella Dantas Antonichelli, além de membros dos dois ministérios.

Durante a reunião em Brasília, o presidente da Aciu, Anderson Cadima, o diretor do IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico),  Marcelo Ponciano da Silva, e o coordenador do GIS - Grupo de Inteligência Setorial do Agronegócio de Uberaba e gestor da Universidade de Uberaba, Carlos Henrique Cavallari Machado, apresentaram o projeto piloto dos benefícios que a antena trará para as iniciativas de inovação no agro em Uberaba.

“A instalação da antena 5G vai beneficiar todo o ecossistema de inovação no agronegócio em Uberaba. E com a realização do leilão das licenças de operação da tecnologia 5G no Brasil, ocorrido na última sexta-feira, dia 05, Uberaba sai mais uma vez na frente, recebendo um projeto piloto desta tecnologia, que a princípio é voltado para a conectividade no campo, mas é aberta a todos que tenham um aparelho com 5G. É um ensaio do que virá daqui pela frente com esta revolução de conectividade”, explica Cadima.

O líder classista pontua ainda que Uberaba recebeu elogios pelo projeto produzido, pela referência de suas instituições de pesquisa agropecuária, universidades e pelo potencial dos atores de seu ecossistema de inovação.

Marcela Pires

10/11/2021