Aciu, Algar Telecom e Nokia demonstram 5G para o agro em Uberaba
03/12/2021

Parceiros do ecossistema de inovação testaram suas aplicações para mostrar as possibilidades que a nova tecnologia abrirá para o campo

A Aciu, Algar Telecom e a Nokia realizaram na manhã de ontem (02) um giro de experiências 5G para apresentar soluções inovadoras ao setor do agronegócio, que será diretamente impactado com a chegada da nova tecnologia de quinta geração. A cidade de Uberaba, em Minas Gerais, foi uma das oito escolhidas pelo Ministério das Comunicações para participar do plano piloto de 5G na área rural. O evento foi realizado no IFTM - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, com a presença de lideranças locais e nacionais.

“Este projeto piloto do 5G Agro é um presente para Uberaba. Além da oportunidade da apresentação de soluções que serão diretamente beneficiadas com esta conectividade no agro, com certeza esta iniciativa irá acelerar as tratativas para início da instalação da tecnologia em Uberaba, na forma comercial, para que o uberabense possa usufruir do 5g antes do previsto”, disse Anderson Cadima, presidente da Aciu. “Participar desse momento é de grande importância para nós, uma vez que o agronegócio será uma das primeiras frentes impactadas pela nova tecnologia na nossa área de atuação. Com maior confiabilidade e baixa latência, o 5G permitirá novas aplicações no campo que hoje não são viáveis com as redes tradicionais, trazendo maior produtividade, redução de custos e de perdas”, comenta o presidente da Algar Telecom, Jean Borges.

O evento contou com a participação do Ministro das Comunicações, Fabio Faria, o secretário executivo do MAPA - Ministério da Agricultura, Marcos Montes, o deputado federal, Franco Cartafina, o deputado Estadual, Heli Grilo, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o presidente da Câmara de Uberaba, Ismar Marão, entre outras autoridades. Para que todo esse potencial já pudesse ser visto na prática, demonstrações de cases aplicados ao agronegócio foram realizadas pelos parceiros BankSystem, Cowmed, Soil, Prime Field, GRANDEO Inteligência Analítica e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Foram conferidas, por exemplo, soluções que permitem que agricultores automatizem seus equipamentos de irrigação para reduzir o consumo de energia elétrica e água; que entregam imagens em tempo real com analíticos de segurança patrimonial, detecção de incêndio e informações de temperatura, umidade e coloração das folhagens, visando reduzir prejuízos financeiros ou incrementar a produtividade; de monitoramento da saúde e do comportamento de animais por meio de coleiras, gerando relatórios que viabilizam decisões mais assertivas de gestão nas fazendas; e de mensuração do ponto ideal de colheita portátil.

A seleção desses parceiros contou com o apoio do Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom, que promove o desenvolvimento de soluções disruptivas em 5G para Agronegócio e Farming. “O Brain atua em novas modelagens de negócios para viabilizar a oferta de soluções tecnológicas simplificadas e integradas ao dia a dia do produtor rural, por meio da conectividade em larga escala e da baixa latência. Nosso foco é alavancar os resultados do agro a partir de produtos e serviços que auxiliem na tomada de decisão mais ágil e garantam mais segurança ao setor”, destaca a presidente do Brain, Zaima Milazzo.

A Algar Telecom também está trabalhando com seus parceiros na busca por alternativas tecnológicas que melhorem a produtividade no campo. Estão sendo conduzidos testes de conectividade backhaul, utilizando transmissão via satélite, e também soluções de Rádio Acesso Móvel, que representam maior eficiência de cobertura.

No último leilão da Anatel, a companhia arrematou sete lotes de frequências e trabalha para em breve lançar o serviço 5G em sua região de atuação. Todos os lotes obtidos estão na área original da Algar Telecom, onde a companhia opera desde 1954, e que abrange 87 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.