O Governo Federal lançou neste mês o Cartão MEI, exclusivo para o Microempreendedor Individual, com o objetivo de beneficiar os pequenos negócios. O produto personalizado com nova logomarca será inicialmente oferecido pelo Banco do Brasil, funcionando como cartão de débito e crédito, com plataformas de engajamento e capacitação, além de QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor.
O Cartão MEI contribuirá para promover a formalização, facilitar operações comerciais e a sustentabilidade dos pequenos negócios e, em breve, outros bancos poderão aderir à iniciativa. O produto tem como vantagens a anuidade zero; o parcelamento de compras e de faturas; a facilidade de controle financeiro e do fluxo de caixa; e a centralização do pagamento de contas e boletos.
De acordo com dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, os MEIs (microempresários individuais), MEs (microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) representam 27% do PIB nacional, equivalem a 99% dos CNPJs do país, e geram seis em cada dez empregos criados no Brasil.
Fonte: Ministério do
Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte