Dia das Crianças deve impactar vendas de 44,6% das empresas do comércio varejista em Minas Gerais
11/10/2024

A pesquisa Expectativa de Vendas – Dia das Crianças 2024, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio MG, mostra que a data impacta as vendas de 44,6% das empresas do comércio varejista do estado. Brinquedos, roupas, balas, doces e bebidas devem ser os itens mais procurados pelos consumidores conforme os entrevistados e o valor dos presentes deverá ficar entre 70 e 100 reais.

Para a comemoração do Dia das Crianças, que cai em dia de sábado neste ano, os comerciantes mineiros estão animados, sendo que 18,4% deles acreditam que as vendas vão superar as do ano passado. O percentual de comerciantes mineiros que consideram que as vendas do Dia das Crianças serão piores neste ano foi de 10,3%, patamar inferior ao observado em 2023.

Os empresários, que venderão de forma presencial majoritariamente (66,3%), sinalizaram que vão apostar em incentivos aos consumidores para que eles comprem presentes. Assim, 39,6% farão promoções e liquidações, 32,6%, propaganda e 13,4% vão recorrer ao marketing digital. Conforme 63,1% dos comerciantes, os estoques estão prontos para receber a clientela.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca que o período que abrange o Dia das Crianças é muito importante não só para o setor do comércio, mas também para o setor de serviços. “As expectativas dos empresários do comércio para o Dia das Crianças são boas. Além de ser uma oportunidade de aumentar as vendas, este período pode ser estratégico para o empresariado se aproximar dos seus clientes. Acrescido a isso, a data, comemorada em outubro, marca o início das vendas de final de ano, período em que tradicionalmente as famílias têm maior propensão a gastar e maior disponibilidade de renda”, explica Martins.

Fonte: Fecomércio MG