Parceria amplia o acesso das MPEs a programas de desenvolvimento empresarial
14/10/2024

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Ministério do Empreendedorismo (Memp) deram mais um passo para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que facilite o acesso de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) a programas de apoio e desenvolvimento. Com o termo assinado, a Confederação passará a integrar a “Rede Nacional de apoio à política do MEI”.

Nos próximos dias, o Ministério e a CACB irão levantar informações sobre a distribuição dos MEIs segundo a localização das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) da rede CACB, que inclui a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu). Esse levantamento também considerará a atuação das ACEs e a situação dos MEIs junto à Receita Federal.

Com esse diagnóstico, a Confederação e o Ministério formularão estratégias de intervenções que poderão ser capacitações, orientações, apoio à regularização, identificação de oportunidades de negócios, acesso à financiamentos e a outros benefícios do governo ou de entidades de fomento. “Será uma soma de esforços, as informações do Ministério, a capilaridade da CACB e a expertise de ambos”, explica o superintendente da CACB, Carlos Rezende.

A rede de associações comerciais poderá multiplicar, por exemplo, informações de como se aderir aos Programa Acredita – que oferece linhas de crédito (Pronampe e Procred 360), os passos necessários para renegociar as dívidas com instituições financeiras (Desenrola CNPJ); ou, ainda, como obter e quais são as vantagens do novo cartão de crédito do MEI.

Fonte: CACB