O Governo de Minas Gerais está disponibilizando linhas de crédito emergenciais destinadas às micro e pequenas empresas e prefeituras de cidades com decreto de emergência ou calamidade em função das chuvas no estado, incluindo Uberaba. O acesso aos recursos será por meio do programa BDMG Solidário, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Em Uberaba, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Aciu) é um dos correspondentes bancários do BDMG e a equipe está disponível para fazer simulações e solicitações de crédito.
As linhas emergenciais foram criadas por determinação do Governo de Minas. Para as micro e pequenas empresas, as condições são diferenciadas, com taxas fixas de 0,9% ao mês, prazo de 36 meses e carência de seis meses para começar a pagar.
As prefeituras vão acessar os financiamentos com taxas de juros de 0,41% ou 0,49% ao mês + Selic, a depender do Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, prazo de 84 meses para pagamento e carência de 12 meses. O financiamento pode ser usado para habitação, pavimentação, reformas em edificações públicas municipais, infraestrutura e drenagem urbana, entre outros projetos.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, ressalta que as linhas visam garantir as operações e continuidade das empresas que sofreram impactos devidos às fortes chuvas, além de apoiar as prefeituras na reconstrução da infraestrutura afetada.
A contratação do crédito também pode ser feita por meio do site do BDMG, de forma digital.
Fonte: Agência Minas
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu