As franquias, empresas com modelos de negócios prontos e muitas vezes consolidados, estão entre as que mais cresceram em 2024. É o que aponta pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em comparação ao ano anterior, o aumento no faturamento foi de 13,5% e movimentou mais de R$ 273 bilhões nos 12 meses – superando a projeção do próprio setor que era de 10%.
De acordo com a instituição, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias. Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024, no aspecto do faturamento, foram Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%); Alimentação – Food Service (16,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).
Para 2025, a projeção de alta do faturamento é conservadora e deve variar entre 8% e 10%, segundo o setor, que se preocupa com a perspectiva de novas altas da taxa básica de juros (Selic), pressão inflacionária e incertezas no campo internacional.
Para quem deseja entrar no setor neste ano, o Sebrae ressalta que não basta escolher as franquias mais lucrativas ou reconhecidas. É importante verificar a compatibilidade do perfil do negócio com o do empreendedor.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias