O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes celebra um ano nesta quinta-feira (27). Em 27 de março de 2024, o município foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o sexto geoparque brasileiro, sendo o primeiro da região Sudeste. O projeto assinado pela Prefeitura de Uberaba, ABCZ, UFTM e Sebrae Minas reúne seis geossítios (Ponte Alta, Caieira, Univerdecidade, Serra da Galga, Santa Rita e Vale Encantado) e dois sítios não geológicos (Museu dos Dinossauros em Peirópolis e Museu da Cal).
A presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Lídia Prata, destacou que, além de atrair visitantes, o Geoparque é uma oportunidade para o setor empresarial. “A chancela da Unesco é um marco para a história da nossa cidade, uma conquista que colocou Uberaba na rota turística do Brasil, o que representa um fortalecimento da nossa economia”, completou.
Os empresários que tiverem interesse em ser parceiros do Geoparque ou receber o selo de Geoproduto podem entrar em contato pelo telefone (34) 33187478 ou pelo e-mail geoparceirosura@gmail.com .
Geoparques são áreas geográficas delimitadas que têm patrimônio geológico de relevância internacional. A gestão desses territórios tem o objetivo de proteger os patrimônios naturais, históricos e culturais, além de promover a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável.
O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes conta com três pilares de representatividade internacional: “Terra dos Dinossauros do Brasil”, “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial” e “Capital Mundial do Zebu”. A história do Geoparque Uberaba surgiu em 2014, quando o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro identificou a cidade como um parque ecológico em potencial. A partir de sua tese de doutorado, ele identificou que o município concentra uma diversidade de sítios paleontológicos associada a elevado grau de conservação desses fósseis, de inúmeras e diferentes espécies, encontrados em um território que totaliza 4.523,957 quilômetros quadrados, dimensão que engloba todo o município de Uberaba e é semelhante a outros geoparques europeus.
Juliana
Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu