Neste domingo (08), a vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Esmê Nasser, participou do lançamento do enredo da Escola Tom Maior, no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo. O evento também teve a presença da prefeita Elisa Araújo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, lideranças empresariais, autoridades do município, Sebrae, e representantes da escola de samba.
A Escola de Samba Tom Maior, integrante do Grupo Especial do carnaval paulistano, vai levar para a avenida a força da cultura, da fé e da identidade uberabense, exaltando personagens, símbolos e tradições que representam a essência do município.
Com o título “Chico Xavier — Nas entrelinhas da alma, as raízes do céu em Uberaba", o enredo está em fase de desenvolvimento criativo, mas já se sabe que levará à avenida elementos como o Geoparque; manifestações populares, como a folia de reis e o congado; a espiritualidade; a imponência das igrejas históricas; o protagonismo do gado Zebu e a força produtiva do campo. Acima de tudo, o samba vai celebrar o povo uberabense: acolhedor, resiliente e orgulhoso de suas raízes.
Com entusiasmo, a prefeita definiu a homenagem como um marco para Uberaba, destacando que a ação será realizada sem recursos públicos. “É uma oportunidade inédita, que projeta nossa cidade para milhões de pessoas no Brasil e no mundo. O projeto é viabilizado por empresas que acreditam e investem no nosso município”, reforçou Elisa, destacando que a homenagem é um convite para que mais pessoas conheçam nossas riquezas: “O legado de Chico Xavier, nossas descobertas paleontológicas, o sabor da nossa gastronomia e a força do nosso agronegócio”.
Para o secretário Celso Neto, o projeto também representa um posicionamento estratégico para o município. “É uma conquista construída por quem acredita no potencial econômico, cultural e humano de Uberaba”, ressaltou.
A expectativa é que o desfile seja um dos momentos mais marcantes do Carnaval 2026, unindo emoção, visibilidade nacional e orgulho regional. Uberaba, pela primeira vez, será protagonista num dos maiores palcos do samba do país e, ao longo do segundo semestre, várias ações culturais da Prefeitura de Uberaba serão integradas com o tema do Carnaval.
Fonte: Prefeitura de Uberaba