A Diretoria Plena da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) recebeu três convidados para a reunião desta segunda-feira (04). A saúde em Uberaba e o programa Refis 2025 estiveram na pauta do encontro.
O secretário adjunto da Fazenda, Nilson Pereira Grossi, foi o primeiro convidado da noite para falar sobre o Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2025, que está concedendo desconto de até 100% sobre juros e multa de débitos municipais. O contribuinte pode emitir as guias de pagamento pelo site da Prefeitura de Uberaba.
O Refis concede 100% de desconto sobre juros e multa moratória para pagamento da dívida até 30 de setembro, à vista ou parcelado. Entre os débitos contemplados estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Para parcelamento posterior a setembro, o contribuinte terá 100% de desconto sobre a multa moratória e 50% sobre os juros. “Agradeço a oportunidade para falar sobre o Refis e, também, sobre a renovação do convênio do município com a Aciu, para reativação do ponto de atendimento aqui”, disse o secretário.
O diretor-presidente da Unimed Uberaba, Dr. Reynaldo Costa Miranda, foi o segundo convidado da reunião e apresentou o projeto de construção da nova unidade hospitalar. A primeira fase do novo Hospital Unimed prevê a construção de Pronto Atendimento Adulto, Pronto Atendimento Infantil, Pronto-socorro de Ginecologia, 4 salas cirúrgicas, 1 Centro Obstétrico, 10 leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Neopediátrica e 50 leitos de enfermaria geral. Ao final das três fases do projeto, o objetivo é chegar a 180 leitos. A Unimed Uberaba está em negociação com a Prefeitura para a construção do novo hospital em área na Univerdecidade.
“É uma honra estar aqui na Aciu e mostrar o compromisso da Unimed Uberaba com a nossa cidade e região. Será um hospital moderno e futurista, para trazer mais conforto e segurança”, disse Dr. Reynaldo.
A última convidada da noite foi a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, que detalhou sobre a estrutura da rede pública de saúde em Uberaba e a disponibilidade de leitos. Por exemplo, sobre a atenção primária, ela apresentou a estrutura de atendimento que conta com 56 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF); 40 estruturas físicas, sendo 10 na zona rural; 10 unidades com horário estendido de funcionamento até às 20h, entre outros programas.
A secretária também pontuou que outras cinco unidades estão em construção, nos bairros Jardim Itália, São Benedito, Jardim Marajó, Parque das Laranjeiras e Alvorada. “É muito válida esta oportunidade de participar da reunião da Aciu para trazer informações precisas da saúde em Uberaba e de como está avançando”, disse Valdilene.
As reuniões da Diretoria Plena são abertas a todos os associados da Aciu, realizadas quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, 19h.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu