O talento de Paula Hueb Abdala para a arquitetura despontou ainda na infância. “Eu sempre quis trabalhar nesta área, desde pequena. Quando criança, eu viajava com os meus pais e pedia para ver as casas bonitas”, revela. Inicialmente, cursou Engenharia Civil em Uberaba, sua cidade natal. Em seguida, mudou-se para São Paulo, onde ampliou os seus conhecimentos na área de projetos, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU – USP) na qualidade de estudante especial. A união da capacidade de solucionar problemas e da objetividade da Engenharia, com a arte e a criatividade, possibilitou a Paula dar forma a suas ideias.
Durante 10 anos, viveu e trabalhou em São Paulo, onde manteve um escritório e realizou inúmeros projetos, inclusive desenhando interiores para grandes construtoras. Nesta época, essa visibilidade lhe rendeu o convite para participar, com mais 21 profissionais, da primeira Casa Cor São Paulo, onde permaneceu até a 10ª edição.
Por cinco anos, Paula conciliou o trabalho no escritório em São Paulo com o atendimento a clientes em Uberaba, e em 1997 decidiu migrar de vez para a sua cidade de origem. Há 38 anos no mercado, o escritório possui um amplo portfólio de trabalhos realizados, presente em mais de 500.000 m² de área construída, entre projetos residenciais, comerciais e edifícios.
Suas realizações, entre empreendimentos imobiliários, clientes comerciais, corporativos e residenciais, carregam o conceito de um trabalho que une personalidade, estética, tecnologia e funcionalidade - a marca de Paula Hueb e seus colaboradores. “Para mim, o mais fascinante é desvendar os desejos e necessidades dos clientes, criando espaços que traduzam verdadeiramente a personalidade dos proprietários, sem nunca deixar de lado a funcionalidade”, comenta.
Em seu dia a dia, Paula sempre se recorda do primeiro aprendizado com os professores da USP. “O mais importante para um arquiteto é a ocupação do espaço e isso não se aprende na escola, ninguém ensina. É algo que vem de dentro. Eles sempre diziam que se 30 arquitetos olhassem um terreno, com certeza teríamos 30 projetos diferentes. Isso me marcou muito”, relembra.
O talento de Paula também está presente no design da linha de móveis contemporâneos da Claridge, loja de móveis que mantém na tradicional Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, em parceria com o restaurador inglês Daniel Smedley.
“Tenho muito orgulho do meu trabalho porque sei da responsabilidade que é edificar. A arquitetura permanece, conta muito da história da civilização, do local, do estilo de vida”, conclui. Além do sucesso na trajetória profissional, Paula também celebra a vida ao lado do marido Roberto Fontoura e dos filhos Caio, médico residente em Psiquiatria pela UFMG, e Gabriel, arquiteto do escritório FGMF, em São Paulo.
Paula Hueb Abdala será uma das homenageadas com a Comenda Gilberto Rezende, durante a Festa da Aciu, neste sábado (29), a partir das 20h, no Centro de Eventos da ABCZ. Os convites por adesão já podem ser adquiridos por associados e convidados, na sede da Associação. Mais informações pelo telefone 3331-5500. A celebração tem a parceria da Algar Telecom, Sicoob Credimed, Toubes Construtora, responsável pelos malls Pátio do Sol e Palácio São Luiz, Uniube, Grupo Petrópolis, além de apoio da Lemic Comunicação Visual e Agência Mundi, e produção da EXP Produções.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu