A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) celebra a aprovação do Projeto de Lei que institui o Programa Especial de Revitalização da Região Central de Uberaba - Incentiva Centro, de iniciativa da Prefeitura de Uberaba. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira (16). A votação representa um marco para o desenvolvimento urbano, econômico e social do Centro da cidade.
A presidente da Aciu, Lídia Prata, participou da sessão da Câmara Municipal, ao lado de representantes de outras entidades classistas. “Nos 102 anos da Aciu, celebrados hoje, este é um projeto que veio como um grande presente. Desde que assumimos a presidência da Associação há dois anos, a nossa bandeira tem sido a revitalização do centro da cidade e estamos trabalhando diuturnamente com este objetivo”, disse Lídia no plenário.
Ela aproveitou para agradecer a cada um dos vereadores, ao empenho da prefeita Elisa Araújo e ainda às secretarias municipais de Governo e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que ouviram as entidades. Lídia Prata adiantou que o próximo passo é o projeto para melhorar o aspecto visual da Avenida Leopoldino de Oliveira.
O Incentiva Centro tem como objetivo reocupar imóveis ociosos, atrair novos investimentos, fortalecer o comércio local e estimular a economia da região central. O programa prevê reduções e isenções de ISS, IPTU, ITBI e taxas de funcionamento, além de incentivos para retrofit de imóveis, atividades noturnas, startups e empreendimentos residenciais. Os benefícios podem alcançar prazos de até dez anos.
A proposta foi construída a partir de um processo de diálogo com o setor produtivo e entidades representativas e consolida uma política pública voltada à ocupação inteligente de uma região que já conta com infraestrutura completa. O programa também cria condições para ampliar a oferta de moradia no Centro, contribuindo para dinamizar a economia e fortalecer a vida urbana.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu