Na segunda-feira (07), feriado da Independência do Brasil, o comércio de rua, os shoppings centers e os estabelecimentos de gênero alimentício estarão fechados. As informações são do Sindicomércio.
No caso do setor de bares e restaurantes, o Sinhores orienta que o consumidor cheque via redes sociais, com seu estabelecimento de preferência, se haverá expediente no feriado.
A Aciu informa que a sede estará fechada na segunda-feira (07) e retorna o atendimento ao público em geral e associados na terça-feira (08), às 8h.
Confira o funcionamento de órgãos da administração municipal:
Administrativo – As repartições públicas municipais, incluindo autarquias e fundações, estarão fechadas a partir de sábado, 5 de setembro, e retomam as atividades na terça-feira, 8.
Educação – As unidades escolares da rede municipal de ensino estarão fechadas a partir de sábado, 5 de setembro, e retomam as atividades na terça-feira, 8.
Esporte – Na segunda-feira, 7, feriado da Independência do Brasil, o Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes funcionará das 7h às 20h, para caminhada, corrida e uso das quadras para práticas esportivas. Já o Parque das Acácias (Piscinão) estará aberto das 6h às 20h, exclusivamente para caminhada, corrida e atividades esportivas nas quadras. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) estará fechado. A Arena Funel, por sua vez, receberá jogos da 3ª Etapa do Circuito Uberaba de Voleibol de Base Funel 2026.
Turismo e lazer – O Museu de Arte Decorativa (Mada) e a Galeria de Arte Rachel Machado estarão fechadas a partir de sábado, 5 de setembro, e reabrem na terça-feira, 8.
O Memorial Chico Xavier (MCX) e o Museu de Arte Sacra (MAS) funcionam nos dias e horários habituais, ou seja, de terça a domingo, das 10h30 às 16h. Às segundas, permanecem fechados para manutenção de rotina.
Os Parques Mata do Carrinho e Mata do Ipê funcionarão normalmente, das 7h às 16h, fechando apenas na segunda, como de praxe.
Mercado Municipal – Na segunda-feira, 7, feriado do Dia da Independência, o Mercado Municipal funciona das 7h às 12h. Já na sexta, 4, e no sábado, 5, o Mercadão opera no horário normal, de 7h às 18h, bem como no domingo, 6, das 7h às 12h.
Feiras livres – Na segunda-feira, como de hábito, não há feiras livres.
Ceasa – Na Central de Abastecimento de Minas Gerais, a Pedra do Produtor funciona das 5h até 9h30 e o expediente administrativo vai até às 12h, enquanto os boxes estarão abertos o dia todo, na segunda-feira, 7, feriado dedicado à Independência do Brasil.
Cras - Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a Unidade de Atenção ao Idoso estarão fechados a partir de sábado, 5 de setembro, e retomam as atividades na terça-feira, 8.
Ecopontos - Os Ecopontos instalados na cidade funcionarão normalmente, das 7h às 18h, durante o feriado de 7 de Setembro, com exceção do Ecoponto Residencial 2000, localizado na Rua André Luiz Samuel Alves, nº 170, que está temporariamente fechado para manutenção. Endereços e horários podem ser conferidos no site da Prefeitura de Uberaba, diretamente por meio do link https://portal.uberaba.mg.gov.br/facilitatudo/portal_categoria_subcategorias/134/1
Transporte coletivo – A Superintendência de Transporte Público, vinculada à Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que na segunda-feira, 7, o sistema de transporte coletivo urbano operará com a tabela de horários de domingo, em razão do feriado. Os usuários podem consultar os horários atualizados por meio dos canais oficiais do sistema de transporte e pelo aplicativo Busu.
Saúde – Durante o feriado da Independência do Brasil, na segunda-feira, 7 de setembro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante funcionarão 24 horas. O Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Regional José Alencar, o Pronto Atendimento do Hospital da Criança e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionarão 24 horas, ininterruptamente.
O Pronto Atendimento de Odontopediatria e o Centro de Especialidades Odontológicas Prof. Rinaldo Mattar, localizado na Praça Augusto Lemp, 750, no bairro Mercês, funcionarão normalmente, das 7h às 19h, no sábado, domingo e segunda-feira.
Já o Pronto Atendimento Odontológico Adulto segue com funcionamento 24 horas aos sábados, domingos e feriados, nas UPAs São Benedito e Mirante.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas durante o feriado.
A Farmácia Central funcionará das 7h às 19h no sábado, 5, e estará fechada nos dias 6 e 7, domingo e segunda-feira.
A Farmácia Básica da UPA São Benedito irá funcionar das 10h às 18h entre os dias 5 e 7 de setembro (sábado a segunda-feira).
A Farmácia do Componente Especializado e a Farmácia Solidária estarão fechadas no feriado do dia 7 de setembro, segunda-feira. As atividades serão retomadas na terça-feira, dia 8.
A Fila Eletrônica fará plantão para ligações tanto no sábado, 5, quanto durante o feriado, 7, das 7h às 17h.
Codau - A unidade administrativa da Codau e o SAC estarão fechados na segunda-feira (07). O atendimento será retomado na terça-feira (08), a partir das 7h. Os serviços emergenciais das redes de água e esgoto permanecem em funcionamento, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115, durante o feriado. O atendimento via WhatsApp também estará funcionando de plantão no dia 07 de setembro (segunda-feira), das 7h às 17h.
Limpeza - Quanto ao serviço de limpeza urbana, que compete à Codau, no feriado as equipes estarão na região da Praça Magalhães Pinto - Quartel, após o Desfile de 07 de setembro.
Parques - Os parques das Barrigudas e do Mirante, localizados na Univerdecidade, permanecem abertos no feriado. O funcionamento do Parque das Barrigudas é das 8h às 18h.
Fonte: Sindicomércio, Sinhores, Prefeitura Municipal e Aciu