NOTÍCIAS ACIU - 05/07 a 11/07
07/07/2004
Editoria: Marlene Borges Estagiários:
Karine Rogério e Luís Felipe Silva
Acesse nosso site: www.aciu.com.br
Mande seu e-mail: imprensa@aciu.com.br
Nosso número: 3321-5500
Arte em madeira impressiona diretores O marceneiro Almir Manoel Dutra impressionou a todos na Aciu desde que passou a visitar o Núcleo dos Artesãos. Almir não é apenas um marceneiro, é também um artistas que transforma pequenos pedaços de madeira em réplicas de móveis. O talento nasceu da dificuldade. Vítima de um sério acidente de trabalho que lhe causou fratura na coluna, o marceneiro precisou lutar contra a depressão profunda. Foi da dor que surgiu a força de vontade. "Resolvi fazer o sonho em miniatura", explica. De um pedaço de madeira disforme, o artista faz nascer seu sonho, utilizando apenas a lima, a lixa e o cani vete. A habilidade anterior para construir os móveis de tamanho natural precisou ser aprimorada. "Miniaturas dão mais trabalho", diz Almir. As pequenas peças foram apresentadas aos diretores da Aciu e ao Núcleo dos Movelei-ros. Os empresários do setor se encantaram com os objetos e já têm proposta para que Almir produza protótipos de peças para suas empresas e até mesmo para sua comercialização. Do acidente que lhe causou tantas marcas, Almir pôde extrair a habilidade de encantar ao próximo. Do marceneiro comum nasceu o artista admirado. Mas Almir tira uma lição maior de tudo isso: "o importante é nos sentirmos úteis". Quadrilha do Núcleos dos Funcionários Este mês, o Núcleo dos Funcionários e Parceiros da Aciu comemora um ano de atividade. Em razão do aniversário e aproveitando o ensejo das festas juninas e julinas, os funcionários realizam, no dia 17, a quadrilha do núcleo. A festa contará também com a presença dos funcionários e colaboradores da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro.O evento tem o apoio e patrocínio da Aciu e acontece na FCETM, às 20h. Alunos da FCETM e EFG entram de férias Os estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) e da Escola de Formação Gerencial (EFG), estão realizando as provas finais nesta última semana de aula. Os sonhados dias férias têm início no próximo em 16 de julho, quando os jovens poderão enfim descansar. Porém, a vida boa não vai durar muito tempo, pois os estudantes voltam às aulas dia 02 de agosto. Atividade Já está em atividade e comemorando o sucesso junto aos empresários do setor, o Núcleo das Bancas de Reveistas e Jornais do Projeto Empreender, da Aciu. Este foi o segundo núcleo implantado pela nova gestão da Aciu. Com ele o Projeto Empreender já soma 33 núcleos setoriais. O Projeto Empreender proporciona ao micro e pequeno empresário meios para seu aprimoramento gerencial, técnico e administrativo. Através de um consultor, os empresários recebem orientações e assistência especializada, tornando-se equipes permanentes atuando em busca do benefício de todos. Para integrar os núcleos em formação, e até mesmo os já formados, basta procurar a Aciu. Contabilitas O Núcleo dos Contabilistas, do Projeto Empreender da Aciu realiza, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas e INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), a palestra "IN _ 100 _ Retenção de INSS", dia 13 de julho, às 8h, na Aciu. O evento tem como palestrante o auditor fiscal da Previdência Social Eduardo Eurípedes de Araújo. O objetivo do evento é informar aos empresários, contabilistas e outros interessados as situações nas quais ocorrerá retenções de INSS sobre os serviços prestados, conforme Instrução Normativa de número 100. A palestra é aberta a todos os empresários e contabilistas, que poderão esclarecer eventuais dúvidas com o auditor fiscal após a palestra. Núcleo tem exemplo de empresa cidadã O empresário Rufino Francisco Vieira Neto, que integra o Núcleo dos Moveleiros do Projeto Empreender da Aciu, dá um exemplo de responsabilidade social na cidade de Campo Florido. Com o objetivo de ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes fora do período escolar, o empresário desenvolve o projeto Arte da Mão. O projeto dá a oportunidade para os alunos aprenderem um trabalho artístico e até mesmo uma profissão. Os materiais descartados pela empresa de móveis são utilizados pelo projeto. O professor Carlos Donizete da Silva ensina às crianças técnicas de pintura, textura dentre outras, e desta forma, os alunos produzem peças artesanais em madeira. Com diretoria própria, mais de 60 alunos matriculados e atuando há dois meses, o projeto está perto do desenvolvimento sustentável. Aos poucos, as peças vendidas serão suficientes para a manutenção do Arte da Mão. Rufino Neto lembra a importância para a comunidade de projetos semelhantes. "O investimento é baixo e basta a iniciativa do empresário para que a sociedade corresponda", conclui. "Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz."
Victor Hugo