Inadimplência cai 5,72% no 1º semestre
11/07/2011
A inadimplência no comércio de Uberaba no primeiro semestre do ano ficou em (-) 5,72%, em relação a igual período de 2010, segundo levantamento do banco de dados do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), referente a novas inclusões de devedores no sistema.Já o volume de pessoas que foram excluídas do cadastro de inadimplentes teve diminuição de (-) 19,57%, conforme relatório divulgado hoje. O presidente da Aciu, Karim Abud Mauad, disse que um dos fatores que ajudou, foi á preocupação dos devedores em quitar as dívidas, agora, para as compras do segundo semestre, como o Natal. "O principal é que o brasileiro está preocupado com o seu crédito e sentiu a necessidade de manutenção dele, em especial para as compras do segundo semestre", avaliou. Para o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, a queda do índice mostra que os consumidores estão conseguindo pagar suas contas, e as compras realizadas no final do ano passado, além dos tributos pagos no início deste ano, já foram diluídas no orçamento das famílias. Acrescenta que, para o comércio, isso é muito positivo e deixa os lojistas otimistas com as vendas do Dia dos Pais, no começo de agosto, uma das principais datas comemorativas para o setor. De acordo com o dirigente lojista, foi “um bom resultado comercial” o apurado pelo SPC Uberaba de janeiro a junho, ao acrescentar que foi mantido ritmo dos meses anteriores. “O balanço como um todo demonstra que o consumidor uberabense está colocando sua vida financeira em dia. Assim, podemos prever que, num futuro muito próximo, isto é, quando o Cadastro Positivo estiver implementado, em diversos segmentos, os clientes vão reivindicar, realmente, um tratamento diferenciado nas questões das taxas de juros, por serem consumidores comprometidos em manter compromissos em dia”, diz. De outra parte, os registros de cheques devolvidos, nos primeiros seis meses deste ano, ficaram (-) 20,78% abaixo dos anotados no primeiro semestre do ano passado. E, vale destacar, também, o aumento em (+) 65,81% na quantidade de cancelamentos de devoluções de cheques. “O cheque, em Uberaba, segue também a mesma linha do crediário tradicional. Pessoas que emitiram cheques sem provisão de fundos, estão procurando os credores para acerto”, completou Fúlvio.
Fonte: carmen
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Comunicação Aciu
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