Max Gehringer fecha semana “Seminário de Ciências Empresariais e semana Científica da FCETM/CESUBE”
01/09/2011
Palestrante, colunista, escritor e apresentador do quadro “O Conciliador” no programa Fantástico, da Rede Globo, Max Gehringer, lotou o Centro de Eventos da ABCZ, com a participação de empresários e universitários. O tema da palestra foi “Conciliação”, fechando a semana de Seminário de Ciências Empresariais e semana Científica da FCETM/CESUBE, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas). Dados da Junta de Conciliação Extraprocessual de Uberaba, mostra que há oito meses de funcionamento na entidade, já contabiliza 5.459 audiências realizadas, tendo sido concluídas 1.705 com acordos positivos, enquanto em apenas 263 as partes não chegaram a acordo, o que representa algo em torno de 86% de decisões positivas. Max disse ao público, que virou fã deste quadro, porque serve de utilidade pública, pois as pessoas viram que para conciliarem não precisam contratar advogados. "Ele disse que já foram exibidos 32 episódios, sendo que a previsão era de somente cinco, mas a exibição foi estendida pelo fato do quadro ter agradado a milhares de brasileiros e que a Aciu está de parabéns com os números apresentados. Ele disse que uma das coisas 'boas' da Câmara de Conciliação é não precisar ser um profissional da área jurídica. Nós precisamos somente de duas pessoas que querem brigar e um intermediador, com simpatia, para buscar um acordo entre as partes. Não é preciso ter experiência jurídica, pois não entra jurisprudência na negociação", explica. Max citou um caso de uma senhora que, na hora, disse que iria assinar o documento e depois iria analisar se cumpriria ou não. Ele tirou a caneta das mãos da senhora e disse que neste caso, informamos que, após a sua assinatura, ela teria que cumprir o combinado, senão seria presa. "Não dá para dizer, na hora, que está tudo bem e depois a gente negocia o caso. É importante ressaltar que, após discutirem o assunto e chegarem a um acordo na Câmara de Conciliação, a negociação vira um decreto que tem valor jurídico", afirma. O palestrante contou sua trajetória como ex-executivo de multinacionais como Elma Chips e Pepsi que começou como office-boy na antiga fábrica de alimentos Cica, no interior de São Paulo, o administrador deu uma aula sobre mercado de trabalho e dia a dia profissional. Foram três as principais recomendações que o consultor deu ao público como exemplos de atitudes que fizeram da carreira dele uma história de sucesso. As dicas servem para profissionais de qualquer setor e prenderam a atenção da plateia, sem pausa e sem murmurinhos, durante duas horas. O respeito do público uberabense aos ensinamentos de Gehringer também rendeu elogios do próprio palestrante. “Gostei muito de vir a Uberaba, o público fica na palestra até o fim e sempre aplaude, mesmo que não goste”, avalia. Os três segredos de Gehringer: I -Entenda logo quem manda no negócio e não tente ensinar seu chefe a fazer o que ele já sabe. Não fique fazendo avaliações sobre ele sem necessidade. Se ocupa o cargo que tem, é por algum motivo. Isso vale também para a hora em que for lidar com aquela secretária superpoderosa com quem não é bom puxar briga. Se você espera ser chefe para um dia apenas dar ordens, isso ocorre com poucos. Normalmente sempre há alguma acima de você. II - Conheça as pessoas. Entender de gente, como são os colegas e os seus superiores, e saber lidar com cada um deles. As pessoas não vão lembrar de números, anos depois. Elas vão se recordar de como foram tratadas por você, daquele conselho certo na hora certa, e coisas afins. III - Entenda as mudanças. Para acompanhar uma mudança enquanto ela está ocorrendo é preciso entender porque ela está sendo feita. Não adiante identificar depois que tudo já estiver claro para todos. É preciso ter esse conhecimento na hora para se decidir corretamente o que se deve fazer. E de mudanças o brasileiro entende. No Brasil, não existe um ano típico. A cada ano a um desafio novo a se vencer.
Fonte: carmen