Presidente da Aciu fala sobre fechamento do Carrefour
01/09/2011
O presidente da (Aciu), Karim Abud Mauad, conta que só ficou sabendo do encerramento das atividades do hipermercado, alguns dias antes da empresa francesa, confirmar o fim das atividades em Uberaba, Karim disse que estava em São Paulo, quando chegou um representante e anunciou que fecharam, aproximadamente, uns seis ou sete hipermercados do Carrefour, somente no estado de São Paulo. "O fechamento do Carrefour não tem nada haver com a economia local" garante. Para o presidente da Aciu, a empresa demonstrou que não estava em boas condições financeiras, quando anunciou a fusão com o grupo Pão de Açúcar. "Eles tentaram fazer uma fusão, mas não deu certo, até mesmo porque estavam querendo usar dinheiro público. Outro ponto negativo nesta negociação é que a empresa Pão de Açúcar é concorrente direta de outro supermercado de origem francesa", explica. Além de fechar as lojas de Uberaba e cinco de São Paulo, o Carrefour também encerrou atividades em Vitória (ES) e Brasília (DF). Já os hipermercados de Novo Hamburgo (RS) e de Franca (SP) serão transformados em unidades do Atacadão, bandeira supermercadista que vende aos consumidores e empresas. Essa situação também pode ser explicada analisando que existem informações na mídia dizendo que, no ano passado, o Carrefour descobriu um rombo contábil de 500 milhões de euros no Brasil e substituiu toda a diretoria local. Desde então, aumentaram os rumores sobre uma negociação com filial brasileira para fortalecer o Carrefour Brasil na posição de líder no varejo nacional. Apesar de ser uma empresa de origem estrangeiro, o presidente da Aciu disse que o grupo que instalou a empresa em Uberaba era de Goiás. "Enquanto outras empresas deste segmento apresentavam crescimento entre 13% e 14%, o Carrefour cresceu apenas 6%. A nossa economia não apresenta problema, tendo em vista que temos vários supermercados na cidade em expansão, bem como recebemos o Wall Mart. No meu ponto de vista, acredito que o fechamento de várias lojas do Carrefour se deu em virtude de erro de gestão, porque receberam todo o respaldo do município", afirma.
Fonte: carmen