NOTÍCIAS ACIU - 26/07 a 01/08
Estagiários: Karine Rogério e Luis Felipe Silva
site: www.aciu.com.br
e-mail: imprensa@aciu.com.br telefone: 3321-5500
Diretoria esteve presente no Congresso em Curitiba Mais de 2 mil entidades de classe que representam 2 milhões de empreendedores, partici-param do XIV Congresso Brasileiro de Associações Comerciais, em Curitiba. O associativismo represen-tado pelo Sistema CACB é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento empresarial, a geração de renda e o fortalecimento dos setores produtivos, principalmente nos segmentos da micro e pequena empresa. O presidente da Aciu Carlos Humberto Rocha disse que o evento foi importante para a classe empresarial que teve a oportunidade de obter esclarecimentos, através de palestras, com ministros e o vice-presidente da República que abordaram assuntos do interesse da classe empresarial. No congresso foi discutido a organização do setor produtivo, questões estratégicas como taxas de juros, câmbio, carga tributária, inserção social, inclusão digital, reforma tra balhista e empregabilidade, desempenho das exportações, entre outros. "Retornamos animados do evento, pois o país está preparado para crescer e com perspectivas de arranjos produtivos que mobilizam pequenos negócios em todo o Brasil", afirmou otimista Carlos Rocha. Participação Doze diretores e dois colaboradores da Aciu , participaram, em Curitiba, nos dias 21, 22 a 23 de julho, do XIV Congresso Brasileiro do sistema associativista nacional, que foi promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O Sebrae apoiou a viagem da diretoria com a disponibilização do ônibus. As despesas de viagem com alimentação e hospedagem foram custeadas pelos próprios diretores. Empregos Uberaba receberá usina de biodiesel dentro de 90 dias, um empreendimento que garantirá trabalho a cerca de mil famílias do campo. O anúncio da instalação de uma filial da Biobras ocorreu no dia 19, no auditório da Aciu, com a presença dos diretores da empresa, autoridades e do diretor da Aciu, Luíz Ricardo Rezende A Biobrás produz atualmente 60 milhões de litros de biodiesel. A planta de Uberaba, em investimento inicial de R$ 5 milhões, responderá pela produção de 6 milhões de litros de biodiesel. Para cada 10 mil litros do novo combustível ( produção diária), são necessárias mil famílias envolvidas. Novo núcleo Criado no dia 22 de julho, o Núcleo de Comunicação Visual do Projeto Empreender da Aciu. Este é o terceiro núcleo fundado durante a gestão do presidente Carlos Humberto Rocha, e mais uma vez prova o sucesso do Empreender em mobilizar micro empresários para investir na sua capacitação profissional, bem como na de seus funcionários. O Projeto Empreender busca, através de um consultor, auxiliar empresários dos mais diversos setores, na criação, desenvolvimento, modernização, ampliação de sua empresa, e mesmo no seu crescimento pessoal. O empresário interessado em fazer parte dos núcleos deve entrar em contato com a Aciu. Aciu é Associação Referência 2004 A Aciu foi premiada pela CACB, durante o XIV Congresso Brasileiro de As-sociações Co-merciais, como Associação Co-mercial Refe-rência de 2004 da Região Sudeste, por estimular programas de políticas de apoio ao desenvolvimento local, regional, além de trabalhar na consolidação das Micro e Pequenas Empresas. O presidente da Aciu, Carlos Rocha, disse que a CACB realizou a edição 2004 do "Prêmio Associação Comercial Referência", e que foi concedido às Associações Comerciais que estão promovendo ações com resultados concretos de estímulo ao desenvolvimento local e da classe empresarial. O prêmio tem por objetivo principal o desenvolvimento e o reconhecimento de iniciativas pioneiras das associações comerciais, valorizando os métodos utilizados, as mais inovadoras soluções que apresentaram os melhores resultados.