NOTÍCIAS ACIU - 02/08 a 08/08
site: www.aciu.com.br
e-mail: imprensa@aciu.com.br
telefone: 3321-5500
Economia familiar O Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais _ CEPES/FCETM divulgou os índices da economia familiar uberabense do mês de junho, indicando queda de 28,8%. Também caiu de 22,0% para 19,85% o índice de quitação de débitos. O interesse por novos investimentos diminuiu de 5,2% para 4,5%. Já a economia dos poupadores subiu de 2,8% para 3,1% em relação a junho. O dado "poupar por segurança" subiu de 0,7% para 1,0%. A pesquisa detectou queda de 1% nos investimentos residenciais, e de 0,7% na área empresarial. Os pagamentos de contas passou de 43,4% para 46,5%. O índice de atraso caiu 0,7%, ou seja, de 18,8% para 18,1%. O percentual dos registros no SPC subiu de 1,4% para 4,5%, uma alta de 3,1 pontos em média. No Serasa a redução foi de 2,8%. Mudanças A lei n° 9.367, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal n° 8.761, que regulamenta o comércio e prestação de serviços em locais públicos, como a venda de lanches, foi sancionada pela Prefeitura Municipal, no dia 23. O objetivo da lei é atender as reivindicações do Núcleo dos Vendedores de Lanche do Projeto Empreender e da Avelca (Associação de Vendedores de Lanches, Sucos, Coquetéis e Afins), que solicitaram a flexibilização da antiga lei. Por intermédio da Aciu, o Núcleo encaminhou propostas de alteração da Lei. Entre as mudanças estabelecidas, está o prazo de validade do alvará de licença de funcionamento, por 12 meses, concedido pela Vigilância Sanitária. A medida facilitará o cadastro de ambulantes durante festas da cidade. Lei regulariza comércio de água mineral Sancionada no dia 23, a lei nº 9.251 de autoria de Antônio dos Reis Gonçalves Lerim que regulamenta as atividades de comercialização, armazenagem e transporte de água mineral. O projeto de lei foi uma iniciativa do Núcleo dos Distribuidores de Água Mineral do Projeto Empreender da Aciu, em parceria com a Adamu (Associação dos Distribuidores de Água de Mineral de Uberaba). Com a lei, todas as atividades direta ou indiretamente ligadas a comercialização, armazenagem e transporte de embalagens de água mineral passarão a ser fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e outros órgãos competentes. A Vigilância Sanitária determinou que, a partir de agora, o comércio de água mineral deverá contar com comprovação de qualidade do produto, especificada em laudo. As instalações de armazenamento também deverão atender as exigências da entidade. Os veículos destinados ao transporte do produto serão inspecionados, e não poderão realizar outras atividades. De acordo com a Vigilância Sanitária será proibida a comercialização de galões de água mineral em postos de gasolina, borracharias, depósitos de distribuição de gás e outros estabelecimentos que não tem o comércio de água como principal atividade. O desrespeito à lei acarretará em multas e apreensão da mercadoria. Aciu: doe sangue, doe vida A Aciu, em parceria com o Nucon (Núcleo de Consultores de Uberaba) e com o Projeto Empreender lança, no dia 06, às 20h, na Aciu, a campanha "Doe Sangue, Doe Vida". O objetivo é aumentar o número de doadores de sangue do Hemocentro Regional de Uberaba e conscientizar a população sobre a sua importância. No dia do lançamente, serão realizadas palestras com assuntos relacionados a necessidade da doação e os pré-requisitos para ser doador. Sheila Soares, médica responsável pelo hemocentro da cidade, abordará o tema "Tipos de sangue". O medico e diretor da Aciu, Turíbio Braz Neto, falará sobre os falsos mitos a respeito da doação. O evento contará ainda com a apresentação do coral da Fosfértil. A expectativa é de que cada nucleado, associado e colaborador da Aciu repasse informações sobre a campanha e como ser um doador de sangue para sua empresa, família e amigos. O objetivo é sensibilizar toda a comunidade. Um cadastro dos interessados será feito e encaminhado até o hemocentro para o agenda-mento da doação. Unicon A Unicon (Coopera-tiva de Serviços Profis-sionais Autônomos) continua realizando parcerias com empresas dos mais diversos setores, com o objetivo de facilitar a inserção de trabalhadores informais no mercado de trabalho. Com apenas um ano, a Unicon já conta com 26 cooperados, número que pode chegar a 100 ainda em agosto. Criada pelo Núcleo dos Consultores do Projeto Empreender, a Unicon atual-mente está incubada na Insisa (Incubadora do Sistema Aciu), que está proporcionando apoio logístico e suporte financeiro ajudando no crescimento da cooperativa. Atendimento O Sebrae-MG realiza, nos dias 06 e 07 de agosto, o curso de atendimento ao cliente com o tema "Obtendo resultados por meio da satisfação do cliente". O curso tem por objetivo a conscientização a respeito da importância do atendimento, gerando para a empresa resultados positivos. A carga horária é de 15 horas de aulas expositivas. O conteúdo programático inclui ações estratégicas para fortalecer a relação empresa-cliente. Os interessados podem obter informações no Balcão Sebrae _ Aciu ou pelos telefones 3318-1881 e 3318-1800.
Fonte: