NOTÍCAS ACIU 13/09 a 19/09
20/09/2004
FCETM finalista A FCETM, mantida pela Aciu, está entre as finalistas de um edital promovido pelo governo mineiro para projetos de estruturação de pólos moveleiros do Estado. A verba do edital é de R$ 600 mil, e será dividida entre as três melhores propostas. A diretoria da Aciu está otimista. Está é a primeira vez que a entidade aprova um projeto deste nível, com uma pesquisa aplicada. Caso aprovada, caracterizará a FCETM-ACIU como uma instituição produtora de ciência, com publicação do projeto em nível mundial. O projeto com o qual a FCETM está concorrendo, foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Madeira da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), e visa implantar um controle de produção nas empresas moveleiras de Uberaba. O objetivo é garantir padrão de qualidade dos produtos produzidos pelas empresas da cidade, para atender as normas internacionais para exportação. Casa Guadalupe Os diretores da Aciu, Victor Aragão Netto, Marcos Rodrigues, Eleiçon Mariano de Almeida, Anderson de Melo Cadima, Pedro Umberto Carneiro e o superintendente financeiro, Jorge Duarte visitaram recentemente as instalação da Casa do Adolescente Guadalupe e tiveram a oportunidade de conhecer os projetos sociais que apoiam crianças e adolescentes, além dos cursos profissionalizantes disponibilizados para a comunidade. Na instituição está em pleno funcionamento o parque gráfico com 10 adolescentes trabalhando; o consultório odontológico e médico que atende mais de 200 pessoas por dia entre prevenção e consultas; laboratório de informática que disponibiliza cursos básico e avançado. A Casa Guadalupe conta ainda com cursos de serigrafia, costureira, alfabetização para adultos, artesanato, artes cênicas (teatro e dança), eletricista e pintura. A entidade possui uma biblioteca que atende toda a comunidade. O diretor da instituição, Padre Antônio Alexandre Machado informou que a Casa Guadalupe é mantida com verbas nacionais e internacionais de sócios colaboradores, além da Prefeitura Municipal. Salientou que a Casa precisa constantemente do apoio e doação da população. Novas atividades O ex-presidente da Aciu, gestão 1998/2002, Samir Cecílio Filho, foi nomeado, no dia 10 de setembro, como o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. O SCTD será responsável pelo programa de desenvolvimento turístico, a partir de Peirópolis, e ainda pela busca de investimentos, ambos os programas da administração municipal. Uma das primeiras ações será a transferência da sede da SCTD para o novo Centro Administrativo. “Fazer o máximo em um curto espaço de tempo” é o compromisso do secretário com o prefeito Odo Adão. Alegria na recepção É ele quem recebe a todos na Aciu, sempre com um sorriso aberto e uma gracinha por fazer. Juliano Alexandre Silva trabalha na Aciu há quatro anos, e desde então, já conheceu centenas de pessoas e fez dezenas de amigos. A recepção é mesmo o lugar mais procurado e freqüentado de qualquer empresa, mas no caso específico da Aciu, muito deste fato se deve a Juliano, um dos recepcionistas da entidade. Conversa pra lá e pra cá, é ele quem sabe de tudo sobre todos. Entre os funcionários, Juliano é sempre requisitado, pois tem as informações na ponta da língua. Extrovertido e sempre disposto a ajudar, é ele quem indica os caminhos e as pessoas. “A Aciu para mim é uma segunda casa”, revela. A fama que possui na Aciu é só o começo para Juliano, que resolveu tentar participar da nova versão do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão. “Quero ganhar um milhão de reais e ser reconhecido em todo o Brasil”, explica. Obras a todo vapor As obras para ampliação da estrutura da FCETM seguem avançando rapidamente, gerando um clima de satisfação entre a diretoria da instituição e da Aciu. Norberto Braga Melo, diretor administrativo da faculdade, disse que apesar do projeto contar apenas com recursos próprios da instituição, a previsão da conclusão das obras deve acontecer ainda no final do ano de 2005. Já foram finalizados diversos departamentos da obra, com alguns em funcionamento e outros em fase de mudança. Entre eles o laboratório de informática, em novo espaço físico, com maior número de computadores. Dentro dos próximos dias o departamento técnico do Nuted (Núcleo de Tecnologia para Educação) estará funcionando em um novo ambiente. Em breve, os alunos serão privilegiados com o Salão Social, que abrigará as futuras festas de formatura, além de confraternizações e palestras.