NOTÍCIAS ACIU 18/10 a 24/10
18/10/2004
Tribunal Arbitral A Aciu criou o Tribunal Arbitral - Aciu que é composto inicialmente, de três árbitros efetivos e dois suplentes, sob a presidência do juiz federal aposentado Paulo Fernando Silveira. O Tribunal Arbitral é competente para a mediação e arbitragem, mediante sentença, de quaisquer ações relativas a direitos patrimoniais disponíveis. Sua área de abrangência envolve os litígios civis, comerciais, trabalhistas entre outros. As vantagens da arbitragem são muitas, dentre elas a rapidez nos processos, os baixos custos, a informalidade que foge à burocracia e a confiabilidade dos árbitros. O Tribunal Arbitral é aberto a toda sociedade e conciliará as parte. Não sendo possível, proferirá a sentença de mérito. O presidente da Aciu, Carlos Humberto Rocha, disse que a sentença que decorre da arbitragem produz os mesmos efeitos da sentença proferida pelos juízes estatais. Porém, ressalta, com mais uma vantagem: a sentença arbitral não fica sujeita a nenhum recurso, ou seja, ela é definitiva e, sendo condenatória, constitui-se título executivo judicial. Açougueiros comemoram seu dia Empresários do segmento de carne, comemoraram no dia 10 de outubro, o “Dia do Açougueiro” - uma promoção do Núcleo de Casa de Carnes do Projeto Empreender. Amigos, familiares e convidados participaram das festividades que reuniu mais de 100 pessoas. Os açougueiros têm realizado várias ações através do Projeto Empreender. Os destaques de acordo com os participantes são os cursos e treinamentos de atendimento e de manipulação e higienização, além das compras em conjunto com descontos especiais. Atualmente o principal concorrente dos açougues são os supermercados. Para o empresário do setor, Dimas Dias de Oliveira, a permanência no mercado depende de criatividade e boa comunicação com as donas de casa que gostam de informações. “Melhor Idade” Com o objetivo reestruturar seu programa de cursos de extensão a FCETM desenvolveu o treinamento de informática para “Melhor Idade”. O projeto foi elaborado em conjunto com o Nuted (Núcleo de Tecnologia para Educação) e pretende inserir pessoas com mais de 50 anos no universo dos computadores. O curso, com apenas 20 vagas, é gratuito e aberto a toda a comunidade com idade mínima de 50 anos. Coordenado pela professora Odelcina Lemes de Jesus Silva, o projeto segue o novo padrão de mini-cursos adotados pela faculdade. Com o conteúdo fornecido pelo curso, o aluno terá condições de desenvolver trabalhos de editoração de noticiass, fazer pesquisas na Internet, encaminhar e-mails ou bater um papo com os amigos via chat. Treinamento O Núcleo de Tecnologia da Informação do Projeto Empreender promove, no dia 30 de outubro, o Treinamento de Manutenção para linha de televisores PT da Philips. O objetivo do evento é informar as novidades na área de manutenção dos produtos. O treinamento será ministrado pelo técnico João Maduro, que disponibilizará uma apostila para os participantes. Para o Núcleo, iniciativas como essa são importantes para garantir que o nível dos técnicos continue avançando na mesma velocidade das inovações tecnológicas. O curso será realizado na Aciu, das 8 às 18h. As inscrições e informações estão disponíveis na Eletrônica Vídeo Service através dos telefones 3321-8698 ou 3312-2299. EFG inaugura novo site A EFG está com um novo site que foi desenvolvido por Andréia Vieira. Através dele, os pais podem conhecer a EFG. Os alunos também serão beneficiados, podendo acompanhar as atividades curriculares fora da escola. Este procedimento faz parte do processo de modernização da estrutura virtual da Aciu, mantenedora da EFG, deixando seu visual mais atrativo, seguindo as atuais tendências de design desenvolvidas para Internet. O endereço do novo site da EFG é www.fcetm.br/etfg. Congresso em BH A Aciu participou do VII Congresso das Associações Comerciais que abordou o tema “A importância de Minas no connoticias Econômico do Brasil”, que aconteceu de 13 a 15 de outubro, em Belo Horizonte. O presidente da Aciu, Carlos Humberto Rocha, fez um pronunciamento durante a abertura do congresso, com informações sobre a fundação da Federaminas, que nasceu em Uberaba, em 21 de março de 1954.
Fonte: