NOTÍCIAS ACIU 25/10 a 31/10
27/10/2004
Novos Núcleos O Projeto Empreender da Aciu criou no dia 21 de outubro, o Núcleo dos Empresários da Av. Prudente de Morais e o Núcleo das Academias que se unem a outros 29 núcleos. A inauguração dos núcleos contou com a presença do presidente da Aciu, Carlos Humberto Rocha, que falou sobre a importância da união dos empresários para vencer as crises e buscar novas alternativas de expansão nos negócios. As reuniões do Núcleo dos Empresários da Av. Prudente de Morais serão realizadas às quintas-feiras, às 20h e o das Academias, às terças-feiras, 13h30. Anderson reúne com Empresários Prefeito Eleito Anderson Adauto (PL), se reuniu com dois setores para discutir ações e perfis de secretarias municipais a partir de 1º de janeiro de 2005, dentro da sua proposta de planejar o desenvolvimento da cidade. Na sede do Sindicato Rural de Uberaba, ele se reuniu com as lideranças da sociedade organizada no ramo do agronegócio. Em seguida Anderson participou de encontro com entidades empresariais como a Aciu, CDL, Cigra, Assuper, Fiemg, Sebrae e Cecov, na Casa do Folclore. Anderson Adauto disse que o desenvolvimento e a geração de emprego é uma grande preocupação de sua administração. Em seu governo priorizará as questões da saúde, da Segurança Pública e do transporte coletivo. Comentou que pretende planejar as ações para o período mínimo de dez anos, considerando que seus sucessores possam dar continuidade a projetos que serão iniciados dentro de seu mandato. Um grupo de trabalho será constituído pelas entidades empresariais para discutir as linhas de ações para o setor de desenvolvimento. Anderson Adauto disse que pretende compartilhar com as lideranças essas questões seja através de Conselhos, Câmaras Setoriais ou agências. O coordenador político de sua campanha, Ricardo Saud, ficou encarregado de fazer o intercâmbio com as entidades e promover os encontros. Gestão Empresarial Mais de mil alunos se inscreveram para o CiEm (Semana de Seminário de Ciências Empresariais) da FCETM, que já está na 5ª versão e acontece nos dias 27 e 28 deste mês. O evento conta com o apoio da Aciu. O CiEm tem por objetivo abordar temas atuais relacionando a teoria com a prática para proporcionar o debate e reflexão sobre assuntos das áreas de economia, administração e ciências contábeis, com enfoque para os setores empresarial, econômico e de negócios. Reunião com pais Preocupada com o desenvolvimento humano dos alunos, interagindo os acontecimentos com a família, a EFG Sebrae/Aciu, tem realizado mensalmente reuniões com os pais dos estudantes, através do programa “Encontrando Pais”, que conta com a participação dos pais, de um psicólogo e a diretora da Escola. Cada encontro é discutido um tema diferente que envolve assuntos relacionados a educação, família, profissão, papel do educador, disciplina dos alunos, interesse escolar, aproveitamento educacional, entre outros. Durante os debates as opiniões são discutidas em conjunto. Cabeleireiros “Hair Cut Premium” é o curso inédito em Uberaba que será realizado pelo Núcleo dos Cabeleireiros do Projeto Empreender da Aciu, de 26 a 30 de outubro, com o apoio do Sebrae, que está financiando 70% do curso. O curso, que será realizado no Senac, terá a participação de 27 cabeleireiros da cidade. No pacote, os profissionais receberão do Sebrae 11 horas de consultoria relacionada à administração de seus empreendimentos. O treinamento será ministrado por Fernando Alves, cabeleireiro conhecido internacionalmente e proprietário da Fernando Alves Hair Academy, escola para cabeleireiros sediadas em algumas capitais do país. Língua Inglesa Começam dia 6 de novembro as aulas do Curso de Extensão em Língua Inglesa da FCETM. A língua foi escolhida por se tratar de um idioma difundido em todos os países, sendo necessário para se comunicar no mundo dos negócios. O curso é destinado para adultos que possuam desde alguma noção da língua, até um estágio mais avançado. As aulas são presenciais, e o curso é divididos em quatro módulos inicialmente, com duração total de oito semestres. O investimento por módulo é de R$300, valor dividido em uma matrícula e cinco parcelas de R$50. As inscrições para o curso terminam no dia 5 de novembro.