NOTÍCIAS ACIU 08/11 a 15/11
09/11/2004
Aciu inaugura Tribunal Arbitral A Aciu inaugura, nesta quinta-feira, 11, às 20h, o Tribunal Arbitral Uberaba – MG, Aciu-Comunidade-CDL, sob a presidência do juiz federal aposentado, advogado, jurista, escritor, com curso de mediação e arbitragem feito nos Estados Unidos, Paulo Fernando da Silveira. Durante o evento será realizada a cerimônia de posse dos árbitros. O Tribunal Arbitral tem competência para conciliar e julgar todos os litígios envolvendo direitos patrimoniais disponíveis, como o de matéria civil, de direito comercial e de direito trabalhista. As exceções envolvem os direitos indisponíveis (criminal, tributário, família, menores e falimentar). O acesso ao Tribunal Arbitral é feita através de consenso entre as partes. Não há autor ou réu, mas duas partes, sujeitas a igual tratamento, em busca da solução de um litígio. Qualquer pessoa pode ter acesso ao Tribunal da Aciu, independente de ser associado. Ele é aberto a toda a comunidade. O Tribunal Arbitral é composto inicialmente por três árbitros efetivos e suplentes, sendo o presidente Dr. Paulo Fernando Silveira e os advogados e vogal Vanessa Polastrine e Gustavo Batista Abud e os suplentes Lucas Coelho Nabut e Andrezza Karla de Oliveira. Proemp O Proemp - Programa Empregabilidade da Aciu oferece aos empresários, associados ou não, o serviço de recrutamento e pré-seleção de pessoal. O programa disponibiliza um Banco de Currículos e estágio para estudantes do ensino médio e superior. Curriculos de profissionais com variados perfis são análisados e a triagem dos candidatos é feita de acordo com o que espera o empregador para o preenchimento da vaga oferecida. Atualmente, são 25 empresas cadastradas e um total de 210 profissionais contratados. Além destes, outros 301 estagiários fazem parte de 84 empresas cadastradas no programa. O Proemp é mais um serviço da Aciu, com atendimento diferenciado, rapidez e qualidade. O valor cobrado para associados é de R$20, e para não associados de R$40. Inclusão digital é proposta da FCETM As aulas da 2ª turma do curso de extensão “Treinamento de Informática para a Melhor Idade”, da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM começaram dia 30 de outubro. Gratuito e aberto à comunidade, o projeto busca incluir pessoas na faixa etária mínima de 50 anos no mundo dos computadores. O projeto foi elaborado em conjunto com o Nuted (Núcleo de Tecnologia para Educação) com o objetivo de reestruturar o programa de cursos de extensão da faculdade. O curso é coordenado pela professora Odelcina Lemes de Jesus Silva e segue o novo padrão de mini-cursos adotados pela faculdade. O projeto evidencia o quanto é importante aprender, independente da idade. EFG disponibiliza SOS para alunos A Escola Técnica de Formação Gerencial – Sebrae/Aciu incluiu mais um programa no curso com o Serviço de Orientação Educacional (SOE), que é coordenado pelo psicólogo Donaldo Barcelos. Através do SOE é feito um acompanhamento individual dos alunos com relatos das atividades escolares e externas particulares, permitindo uma avaliação do seu relacionamento. Entre as realizações do SOE, destacam-se a implantação do grêmio estudantil da EFG, orientação dos alunos para assuntos relacionados a adolescência, sexualidade, drogas, mercado de trabalho e teste vocacional com ênfase para o vestibular.