Inaugurado Tribunal Arbitral de Uberaba
16/11/2004
O Tribunal Arbitral de Uberaba – MG, Aciu-Comunidade-CDL, foi oficialmente inaugurado no dia 11 de novembro, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Estiveram presentes no evento, representantes de toda a sociedade uberabense, dentre eles juízes, empresários, advogados e universitários, além do presidente da Aciu, Carlos Humberto Rocha, do presidente da CDL, Antônio Alberto Stacciarini e do deputado estadual Paulo Piau. Sob a presidência do juiz federal aposentado, Paulo Fernando da Silveira, o Tribunal Arbitral é uma entidade privada que tem competência para conciliar e julgar todos os litígios envolvendo direitos patrimoniais disponíveis, aberta ao público e sem limite territorial, ou seja, atenderá a toda empresa, de qualquer parte do país, ou pessoa física. "O tribunal não é destinado a atender apenas aos associados da Aciu e da CDL. Quaisquer pessoas podem, de comum acordo, submeter seu caso ao julgamento, por arbitramento, do Tribunal", afirma Silveira. De acordo com o presidente do Tribunal, não há como fugir da influência da globalização, já que as empresas estrangeiras têm dado preferência pela solução dos conflitos através dos tribunais arbitrais de seus países, devido à rapidez dos processos e dos baixos custos. "Nosso tribunal será o orgulho de Uberaba, que assim se coloca como cidade pólo, geradora de idéias e de comportamentos pioneiros", acredita Silveira. O presidente da Aciu acredita na formação de um tribunal ético, que tenha credibilidade e total imparcialidade. "Oferecer ao empresário e à sociedade uma alternativa de se resolver o conflito de uma maneira rápida e eficaz é nosso dever", afirma Carlos Rocha.