NOTÍCIAS ACIU 16/11 a 21/11
30/11/2004
Fórum de Juventude Cerca de 200 adolescentes estiveram reunidos no “I Fórum de Juventude e Cidadania”, promovido pela EFG, que aconteceu dia 11 de novembro, com o apoio da Aciu. O evento teve o objetivo de discutir as perspectivas dos jovens em relação a mercado de trabalho. O Fórum, dirigido a alunos de 8° série, contou com a participação de estudantes de 15 escolas da rede estadual, municipal e particular. Os professores Mozart Lacerda Filho, Núbia Alves de Carvalho Ferreira e Evaldo José Espindula palestraram sobre temas relacionados ao mercado de trabalho, empregabilidade e capacitação. Inaugurado Tribunal O Tribunal Arbitral de Uberaba – MG, Aciu-Comunidade-CDL, foi oficialmente inaugurado no dia 11 de novembro. Sob a presidência do juiz federal aposentado, Paulo Fernando da Silveira, o Tribunal Arbitral é uma entidade privada que tem competência para conciliar e julgar todos os litígios envolvendo direitos patrimoniais disponíveis. Aberto ao público e sem limite territorial, o tribuinal atenderá a toda empresa, de qualquer parte do país, ou pessoa física. De acordo com o presidente do Tribunal, não há como fugir da influência da globalização, já que as empresas estrangeiras têm dado preferência pela solução dos conflitos através dos tribunais arbitrais de seus países, devido à rapidez dos processos e dos baixos custos. Exportação Os alunos do curso de Adminis-tração, com habilitação em Comércio Exterior, da FCETM visitaram a Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo, em Santos, onde tiveram oportunidade de conhecer o porto e os serviços realizados na área aduaneira, o canal, o funcionamento de embarque, os tipos de embarcações e o armazém e suas viabilidades econômicas, através de palestra. Também visitaram o aeroporto internacional de Guarulhos e as dependências da Infraero (Receita Federal), onde conheceram os tipos de produtos de desembaraço de importação e exportação e o funcionamento da logística do transporte aéreo internacional. O ponto forte da viagem, de acordo com o coordenador, Jadson Coutinho, professor do curso, foi a visita a Aduaneira, em São Paulo, a maior e mais importante fonte de informação de comércio exterior brasileiro. Homenagem A Aciu realiza, nesta sexta-feira, 19, às 20 h, na Casa do Folclore, a solenidade de outorga do Troféu “Antônio Carlos Guillaumon”, ao Empresário Destaque do Ano, Marco Túlio Paolinelli, da Agronelli Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários Ltda. e ao Empresário Tradição do Ano, César Augusto de Morais, do Laboratório Santa Lucília Ltda. e o Mérito Industrial 2004 a Maria Augusta Ferreira da Munique Calçados. Os convites por adesão poderão ser adquiridos na Aciu. Vestibular FCETM Já estão abertas as inscrições para o concurso vestibular 2005 da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM. São 410 vagas para os cursos de Administração (noturno e diurno); Administração com habilitação em Marketing; Administração com habilitação em Comércio Exterior; Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Inscrições até dia 05 de janeiro, pela internet www.fcetm.br, ou na secretaria da entidade. Provas no dia 09 de janeiro. Cemig A Aciu saiu vitoriosa em ação judicial promovida contra a Cemig, que não poderá suspender o fornecimento de energia elétrica aos associados pelo atraso no pagamento da conta. Os associados interessados na Ação poderão enviar à Aciu a cópia de uma conta para que a Associação possa informar a Cemig o número do identificador da empresa associada no banco de dados, para que em caso de atraso a empresa terceirizada em efetuar o corte, não seja acionada. A Cemig poderá usar dos meios convencionais para cobrança da conta, porém nunca de fazer suspensão no fornecimento. Seleção EFG A EFG Sebrae/Aciu está com as inscrições abertas para o Curso Técnico de Administração até o dia 03 de dezembro. As provas de seleção serão realizadas no dia 10 de dezembro, às 8h. Os projetos especializados do curso em gestão empresarial proporcionam experiência mesmo antes do aluno sair da escola. Informações na secretaria da FG ou através do fone 3313-8444 ou www.fcetm.br/etfg Alimentos O Projeto Coração Solidário da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, iniciado no primeiro semestre, já arrecadou 8.500 kg de alimentos. Os mesmos têm ajudado diferentes instituições carentes mensalmente. O objetivo do projeto é conscientizar os estudantes da importância da solidariedade. Palestra O consultor do Projeto Empreender da Aciu, Edson Tito, será o palestrante de uma aula do curso de adminstração de Marketing da FCETM, nesta quinta-feira, 18. O tema será “Empreendedorismo”.