NOTÍCIAS ACIU 22/11 a 28/11
30/11/2004
Aciu homenageia empresários destaque 2004 Autoridades políticas, classistas e empresariais prestigiaram a festa de homenagem aos empresários destaque 2004, promovida pela Aciu, no dia 19 de novembro. A entidade promoveu a solenidade de outorga do Troféu “Antônio Carlos Guillaumon”, ao Empresário Destado do Ano, Marco Túlio Paolinelli, da Agronelli Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários Ltda e ao Empresário Tradição do Ano, César Augusto de Morais, do Laboratório Santa Lucília Ltda. e o Mérito Industrial 2004 a Maria Augusta Ferreira da Munique Calçados. Marco Túlio Paolinelli discursou em nome dos homenageados. Ele destacou a trajetória e o trabalho de cada empresário. Falou com o coração, enfocando o reconhecimento da sociedade uberabense aos empreendedores de sucesso, que com muito esforço e dedicação ampliaram seus negócios. O diretor da Agronelli dividiu seu prêmio com seus colaboradores, enfatizando a concretização de seu sonho, almejado há 44 anos, quando mudou-se para Uberaba. O presidente da Aciu, Carlos Humberto Rocha enfocou em seu discurso que “ser um empresário referência hoje, no Brasil, é um mérito, porque lutamos contra uma carga tributária voraz, altas taxas de juros, alto preço dos combustíveis, burocracia crescente e a falta de uma política econômica sustentável. Destacou o sucesso dos homenageados, que são criativos e superam os obstáculos. Bolsa de Valores Os alunos formandos do curso de Economia, da FCETM visitaram no dia 18 de novembro, a Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, e a Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F, onde tiveram oportunidade de conhecer in loco o funcionamento do pregão. Também assistiram palestras. Visitas desta natureza são feitas por estudantes de economia de todo o país. O professor Sérgio Martins informou que esta viagem foi agendada em março. A mesma contou com a participação de 54 alunos e três consultores da Aciu. Delegado Regional O corretor de seguros Paulo Fernando Mattar, membro do Núcleo dos Corretores Profissionais de Seguros de Uberaba, do Projeto Empreender, da Aciu, foi nomeado pela diretoria do SINCOR-MG (Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais), no dia 16 de novembro, como Delegado Regional de Uberaba e Vertentes. As delegacias regionais do SINCO-MG atuam como facilitadoras, aproximando os corretores do interior com o sindicato. Supermercadistas O Núcleo dos Supermercadista do Projeto Empreender, da Aciu, em comemoração ao primeiro ano de atividades, realizou, no dia 09 de novembro, a palestra “Logística Empresarial”, proferida pelo consultor Evaldo Boaventura. Os empresários participaram, nos dias 17 e 18 de novembro, em Uberaba, do Seminário Varejista – Sevar de 2004, promovido pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), com o apoio da Aciu, CDL e Assuper. Palestra Os alunos do 1° ano de Marketing da FCETM convidaram o consultor do Projeto Empreender da Aciu, Edson Tito Mota, para uma aula especial, no dia 18 de novembro. O objetivo da palestra, que que abordou o projeto e a entidade, foi permitir a integração empresa-escola. O consultor falou sobre concorrência entre os profissionais e a importância da união entre os empresários de um mesmo setor e do Empreender, que visa discutir os problemas comuns e encontrar soluções. A proposta , segundo o consultor, é criar um fórum permanente de discussão, que permita o debate entre alunos, empresários e outros consultores.“É objetivo não só da Aciu, como da faculdade, proporcionar aos alunos o conhecimento prático e o teórico”, ressaltou. Óculos A FCETM e a EFG, em parceria com o Rotary Clube de Uberaba-Leste, e com o apoio do projeto Coração Solidário da faculdade, estão realizando campanha de arrecadação de armações de óculos usadas. O objetivo é aumentar a arrecadação das armações para atender a comunidade carente, e despertar nos alunos a consciência para a importância do trabalho comunitário e solidário. A campanha não tem prazo para terminar. As armações arrecadadas serão entregues ao Rotary, onde passarão por uma triagem e serão posteriormente separadas entre infantis, femininas e masculinas. O Rotary clube já desenvolve esse trabalho há bastante tempo. A instituição é a responsável pela distribuição das armações.