NOTÍCIAS ACIU 06/12 a 12/12
08/12/2004
Sucesso Os artesãos, do Núcleo dos Artesãos de Uberaba, participaram, com o apoio do Sebrae, da XV Feira Nacional de Artesanato, realizada no Expominas de 23 a 28 de novembro, em Belo Horizonte. Os nucleados tiveram acesso a vários cursos gratuitos e oficinas rápidas onde aprenderam novas técnicas, e puderam trocar informações com artesãos de todo o Brasil. A aceitação dos produtos artesanais de Uberaba foi grande, sendo que os nucleados fecharam negócio com lojistas de vários estados do país. Cinco artesãs foram escolhidas para fazer parte de um seleto grupo fornecedor de artesanato para a Loja Mão de Minas, que reúne trabalhos de todo o estado e distribui para o restante do país e exterior. Protocolo A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu assinou com a Prefeitura Municipal, no dia 06 de dezembro, protocolo de intenções para a instalação do Campus II da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) na Univerdecidade. O novo campus será construído em área com 40,2 mil m². A obra proporcionará a abertura de 450 postos de trabalho entre professores e pessoal técnico-administrativo, sendo 140 novos empregos diretos e 290 indiretos. Com isso, a FCETM pretende atingir, até 2011, o total de 14 mil alunos em 16 cursos de graduação além de pós-graduação desde a especialização ao doutorado. O investimento da Aciu está estimado em R$11,6 milhões. Receita Estadual A Aciu realiza, no dia 07 de dezembro, às 20h, reunião com a Receita Estadual com abordagem do tema “Lei Estadual 15.219 de 07 de julho de 2004 – Simples Minas”. O objetivo do encontro é conscientizar toda a classe empresarial sobre os efeitos desta nova legislação fiscal que entrará em vigor a partir de 1° de janeiro de 2005, em substituição ao Micro Gerais. Os empresários e seus contabilistas estão convidados a participar da reunião. O encontro será a oportunidade para o questionamento e debate das dúvidas. Auto Peças O Núcleo de Auto Peças, do Projeto Empreender da Aciu, realizou, no dia 1° de dezembro, palestra motivacional para os funcionários das empresas nucleadas. O evento, que aconteceu no auditório da Aciu, foi a oportunidade escolhida para o sorteio da 3ª Promoção Peça da Sorte, que prêmiou três clientes das lojas nucleadas com um televisor 20’, dois DVD’s e três bicicletas 18 marchas. O representante da empresa Metal Leve, que comercializa componentes do segmento de autos, palestrou para um público de cerca de 120 pessoas. O objetivo da palestra, foi conscientizar os funcionários sobre a importância do trabalho em equipe e da humanização do ambiente de trabalho. E em clima de final de ano, o núcleo de auto peças realizou, no dia 05 de dezembro, a festa de confraternização que aconteceu na Chácara Ivan Moratelli. Consultas SPC As consultas ao SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito) cresceram 3,38% em novembro, em relação a outubro. O relatório do SPC, mantido pela Aciu e CDL, aponta queda de 15,11% nos registros de novos inadimplentes no sistema. Especificamente quanto a cheques, a redução foi de 1%. Também foi favorável o cancelamento de inclusões, com aumento de 12,46%, isto é, aqueles consumidores que conseguiram reabilitar crédito na praça. Da mesma forma, as exclusões por registros de cheques foram positivas atingindo 2,63% de crescimento. Banca de Revistas O Núcleo de Banca de Revistas, do Projeto Empreender da Aciu, começou a 1ª Campanha Promocional “Bancas da Sorte”. O objetivo da campanha é atrair mais clientes e divulgar o núcleo para a comunidade. Podem participar da promoção, através de cupons, todos os clientes que adquirirem produtos nas bancas nucleadas. Serão sorteados, no dia 28 de fevereiro, um DVD, uma bicicleta 18 marchas e um kit de beleza. As bancas nucleadas são identificadas pela logomarca e faixa do núcleo. Shopping Café da manhã com a palestra de capacitação “Administração Competitiva” foi realizada pelo Núcleo Multisetorial dos Lojistas do Shopping Manhattan, no dia 03 de dezembro. O objetivo da palestra foi mostrar aos empresários e seus colaboradores uma visão competitiva do mercado nos mais variados segmentos. A consultora do Sebrae, Luciana Lavor, foi a palestrante. O evento teve público de cerca de 50 pessoas, entre lojistas, proprietários e funcionários.