NOTÍCAS ACIU 13/12 a 19/12
15/12/2004
ProUni A FCETM participará do ProUni – Programa Universidade para Todos, que é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (meia-bolsa) para cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O processo de inscrição será dividido em duas etapas. Na primeira o Mec fará uma pré-seleção com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004. Com o resultado, a instituição de ensino superior poderá realizar a seleção final de acordo com seus critérios, obedecendo a pré-seleção do Mec. As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser feitas através da internet ou na secretaria da FCETM. Estão sendo oferecidas 410 vagas entre todos os cursos. As provas acontecem dia 09 de janeiro. Arranjo Produtivo A Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM – mantida pela Aciu - recebeu uma verba de R$ 130.863,54 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig para investir no “Arranjo Produtivo Local Moveleiro”. Este assunto foi discutido durante o 1º Workshop “Arranjo Produtivo Local Moveleiro que aconteceu segunda-feira, dia13, na Prefeitura Municipal. O workshop sobre a abrangência do design e apresentação do projeto CERTIM teve o objetivo de verificar interesses, adesões e potencialidades. Esta foi a primeira fase de uma série de outras seis etapas. Projeto CERTIM O Projeto CERTIM busca permitir que micro e pequenas empresas do Triângulo Mineiro sejam preparadas para fabricar móveis que estejam aptos a receber certificação com vistas a ampliação do mercado e à exportação. Através da implantação de design integrado, propiciará a geração do conhecimento necessário para o desenvolvimento e a fabricação de novos produtos, baseados em projetos e protótipos orientados para a certificação, buscando-se mais qualidade, maior conforto, produtividade, redução de custos e, conseqüentemente, maior competitividade nos mercados nacional e internacional. Decoração de Natal O Projeto “Melhor Decoração Natalina de Uberaba 2004”, promovido pela Aciu e CDL, foi lançado no dia 06 de dezembro. O projeto terá abrangência ampla e poderão participar associados das duas entidades. A premiação será dada às empresas que apresentarem decorações de maior destaque, levando-se em conta a decoração externa e/ou interna do estabelecimento. Serão oito categorias de premiação: centro, bairro, Rua Artur Machado, Rua São Benedito, Rua Tristão de Castro, Rua Prudente de Morais, shopping-centers e uma única residência. O prêmio será uma câmara digital modelo 4.1, para cada empresa vencedora e a residência, com entrega programada para o dia 30 de dezembro. Turismo A Associação do Circuito Turístico dos Lagos – ACTL realizou, dia 10 de dezembro na Fiemg, assembléia geral que elegeu a diretoria da gestão 2005/2006. O evento contou com a presença de representantes de várias entidades da região, dentre elas a Aciu, que é parceira da ACTL. Como presidente foi eleito Manoel Pedro Leal, da cidade de Miguelópolis, com Ricardo Saud de vice. A ACTL está presente em cidades de Minas Gerais e São Paulo que fazem parte do circuito lindeiro das usinas hidrelétricas de Estreito, Jaguara, Igarapava e Volta Grande. A nova diretoria dará continuidade aos projetos já realizados e inovarão com a criação de roteiros turísticos. Para o presidente eleito da ACTL, é fundamental o desenvolvimento do turismo regional, pois este possibilita o avanço social e econômico das cidades. Confraternização A Aciu realiza, no dia 19 de novembro, a festa de confraternização do Sistema Aciu. O evento, que acontece a partir das 11h, reunirá os colaboradores da Aciu e da FCETM, além de seus familiares, na Chácara Moratelli, com churrasco ao som do DJ Sidnei. Durante a festa será entregue a premiação “Funcionário Destaque de 2004” - uma homenagem ao colaborador indicado pelos próprios colegas como o mais simpático e que tem a amizade de todos no local de trabalho. Melhor Idade O projeto “Treinamento de Informática para a Melhor Idade”, desenvolvido pela FCETM em parceria com o Núcleo de Tecnologia para a Educação - Nuted realizou, dia 11 de dezembro, a aula de fechamento da terceira turma participante. O objetivo do projeto é proporcionar a pessoas, com idade acima de 50 anos, acesso a conhecimentos básicos de informática. As aulas foram ministradas através de trabalho voluntário dos professores da FCETM que proporcionaram conhecimento para mais de 50 alunos tivessem o aprendizado de informática proposto pelo projeto. Em 2005 serão montadas novas turmas e um módulo mais avançado estará a disposição para as pessoas que já possuam um pré-conhecimento de informática.