NOTÍCIAS ACIU 31/01 a 06/02
03/02/2005
APL Moveleiro de Uberaba é discutido em reunião na Aciu Autoridades políticas e classistas e empresários do segmento moveleiro estiveram reunidos no dia 25 de janeiro, na Aciu, com o objetivo de conhecer o APL - aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si que envolve governo, associações empresariais, instituições de crédito, de ensino e de pesquisa. A organização do APL Moveleiro de Uberaba atende às atuais políticas governamentais de incentivo à estruturação do setor produtivo moveleiro neste formato. Um dos benefícios é o acesso a fontes de recursos advindo do Estado e da União. Durante o evento foi discutido a importância e necessidade de um Planejamento Estratégico do APL Moveleiro de Uberaba. Também foi formado um Grupo de Trabalho – GT Moveleiro, que conta com a participação de empresários e representantes de entidades de classe que envolvidos no APL. Uberaba conta com aproximadamente 300 empresas do setor moveleiro. A reunião do APL resultou na formação de um Comitê Gestor que conta com representantes do Cigra, Cepes, Insisa – Incubadora do Sistema Aciu da FCETM, Sindimov, CDL, Empresários do Núcleo dos Moveleiros, Secretaria de Ciências Tecnologia e Desenvolvimento de Uberaba, Unitecne/D. Design da Uniube, Câmara Municipal de Uberaba, Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Senai, Parque Tecnológico de Uberaba, Satipel, FCETM – Certim/Sebrae e Aciu. A primeira ação do comitê será a elaboração de um diagnóstico do setor com ações para concretizar o pólo moveleiro local através de um plano de ação. A iniciativa minimizará obstáculos a serem enfrentados. FCETM faz parcerias com entidades locais A Aciu, através da FCETM firmou convênios com importantes entidades da cidade com o objetivo de facilitar o acesso de vários segmentos da sociedade uberabense aos cursos superiores. Os convênios foram estabelecidos entre a faculdade e o Centro Nacional de Cidadania Negra – Ceneg, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, Sindicato dos Contabilistas de Uberaba, Associação dos Servidores da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e Fundações - Asmed, Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro Brasileira e Prefeituras e Associações Comerciais conveniadas. Através das parcerias serão concedidos descontos na ordem de 40% do valor total das mensalidades dos cursos oferecidos pela FCETM. De acordo com o presidente Carlos Humberto Rocha, o desconto foi disponibilizado para as vagas do Processo Seletivo Especial da FCETM, que aconteceu no dia 29 de janeiro para os cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Administração com habilitação em Marketing e Administração com habilitação em Comércio Exterior. Assembléia A Aciu realizou, no dia 27 de janeiro, Assembléia Geral Ordinária para apreciação do relatório de atividades da diretoria da entidade no exercício 2004 e do balanço geral do Sistema Aciu, encerrado no dia 31 de dezembro, e do parecer do Conselho Fiscal. O presidente da entidade, Carlos Humberto Rocha, apresentou o balanço geral com enfoque para as mudanças administrativas realizadas na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM, destacando o processo seletivo especial realizado e o andamento das obras de ampliação da instituição. Os vários serviços e as parcerias realizadas também foram destacados.