BDMG estuda facilidade de liberação de crédito para empresários
10/02/2005
O pesquisador da Fundação João Pinheiro, João Batista Rezende, responsável por trabalhos de levantamento de diagnóstico do BDMG na região do Triângulo Mineiro, esteve reunido nesta quinta-feira, 10, com representantes da Aciu, Sebrae, Projeto Empreender da Aciu, coordenação do curso de Contabilidade da FCETM e o secretário Ricardo Saud (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de Uberaba) com o objetivo de fazer um estudo do que os empresários - através das entidades conveniadas em Uberaba como a Aciu, Balcão Sebrae, CDL e Sindicato dos Contabilistas estão necessitando, além de conhecer suas dificuldades e facilidades encontradas para liberação de crédito. O Geraminas é uma linha de crédito para micro e pequenas empresas e cooperativas que precisam se reestruturar para atender melhor a seus clientes e aumentar sua participação no mercado. Podem solicitar o financiamento as empresas que estejam enquadradas no MicroGeraes e que sejam optantes e contribuintes do Fundese. As linhas de crédito financiam vários itens que melhoram o desempenho da empresa como máquinas e equipamentos, construção civil e aquisição de imóvel comercial, veículos comerciais, móveis e utensílios, informatização e treinamento, desenvolvimento de produtos e processos, capital de giro associado ou não aos investimentos fixos. Os limites de crédito do Programa permitem soluções financeiras de acordo com o tamanho da necessidade da empresa. Para investimentos fixos ou mistos, o limite de financiamento é de até 20% do último faturamento contábil anual, não podendo ultrapassar R$ 360 mil. Para investimentos em capital de giro, o limite de financiamento é de até 10% do último faturamento contábil anual, não podendo ultrapassar R$ 180 mil. O financiamento cobre até 80% dos investimentos atendidos pelo Programa. A taxa de abertura de crédito é de apenas 1% sobre o valor do financiamento, a ser descontada na primeira liberação, e os juros, de 12% ao ano. O secretário, Ricardo Saud, (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento) disse que o Geraminas é um importante fomento para micros empreendedores destacando as facilidades das linhas de crédito com juros acessíveis, possibilitando investimentos nas empresas, principalmente na parte de informatização, além de oferecer condições financeiras para as que estão na informalidade. Segundo ele, a Cooperativa de Crédito dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores de Uberaba Ltda. – Sicoob Crediaciu, que será inaugurada no dia 17 de fevereiro, também estará disponibilizando informações para os interessados no Geraminas. Destacou ainda que a Prefeitura será uma grande parceira nos trabalhos do Geraminas e Crediaciu. "Valorizamos os investimentos na área comercial e industrial e através de linhas de crédito facilitadas estaremos fomentando o movimento", finaliza.