Aciu e CDL inauguram Cooperativa de Crédito
14/02/2005
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba promovem nesta quinta-feira, 17, na Aciu, às 19h30, a inauguração da Cooperativa de Crédito dos Pequenos Empresários Microempresários e Microempreendedores de Uberaba Ltda. – Sicoob Crediaciu e posse da diretoria sob a presidência de Juarez Delfino Silveira. O presidente enfocou o conceito de cooperativa ressaltando que é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida, como o caso da Aciu e CDL. Segundo ele, as cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante. Carlos Humberto Rocha, (presidente da Aciu), disse que o cooperativismo de crédito está presente no Estado de Minas Gerais há mais de 50 anos. Surgiram inicialmente as Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo (urbanas), formada por funcionários de empresas, profissionais liberais ou comerciantes e as Cooperativas de Crédito Rural, com produtores rurais. Informou ainda que com a edição da Resolução 3106 do Banco Central do Brasil, de 25/06/2003, que aprovou a criação de cooperativas de crédito de livre admissão, as cooperativas estão autorizadas a atuar em todos segmentos da sociedade organizada. Segundo Carlos Rocha é uma exigência do Banco Central do Brasil, que as cooperativas de crédito de livre admissão, de empresários e de pequenos empresários, microempresários e microempreendedores, como a Crediaciu da Aciu e CDL, devem estar filiadas a uma cooperativa central que apresente estrutura adequada, cumprindo seus deveres de central com eficiência e eficácia, nas áreas de supervisão, controle, auditoria e capacitação de recursos humanos. A Cooperativa de Crédito – Crediaciu – Aciu/CDL praticará operações com taxas diferenciadas dos bancos comerciais concorrentes. Uma das principais vantagens dela é que capta recursos e empresta a taxas melhores que as dos bancos, proporcionando irrigação a economia local. A Cooperativa realizará todas as operações normais, como o recebimento de tarifas de água, luz e telefone, além do pagamento de boletas de outros bancos, empréstimos, financiamento, seguro e outros. A mesma terá auditoria permanente da Crediminas, que é uma central de cooperativa de créditos e que fiscalizará as ações junto ao Banco Central. A primeira diretoria da Cooperativa gestão 2005/2009 é constituída pelo diretor presidente, Juarez Delfino Silveira, diretor administrativo Jorge Azôr Filho e diretor financeiro Ivan João Moratelli. O conselho de administração é composto por Carlos Humberto Rocha, Marcos Felipe Abud, Murilo Facure e Gilberto Riceto e o fiscal por Sérgio Marcos Guarato, Anderson de Melo Cadima, Maria de Fátima Reis S. Faria, Maria Cristina de Ávila, Rodrigo Prata Laterza e Iovaldo Basílio Oliveira. Na Cooperativa o associado é o dono do negócio.
Fonte: