Crediaciu entra em funcionamento após 10 anos de sonho
16/02/2005
A partir desta quinta-feira, 17, a população de Uberaba conta com uma cooperativa de crédito que visa a redução de custos administrativos e ao aumento da rentabilidade, o que possibilita ganhos de escala e a ampliação de serviços aos seus cooperados, além de menor taxa de juros. A instituição não visa lucro. Todo resultado do movimento econômico ficará em Uberaba. A Cooperativa de Crédito dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores de Uberaba Ltda. – Sicoob Crediaciu, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberaba – CDL, é uma sociedade cooperativa da qual pode participar qualquer cidadão, seja pessoa física ou jurídica, associado ou não às entidades. A Crediaciu é um sonho de mais de 10 anos que se concretiza, pois as primeiras aspirações para o nascimento da cooperativa foram iniciadas em 1993. O produtor rural já é beneficiado pelo sistema cooperativista há tempos em Uberaba e em todo o país. Agora é a vez da a classe empresarial integrar o sistema. São várias as vantagens para o cooperado, desde a participação ativa na formulação das políticas e nas tomadas de decisões da cooperativa, até a participação nos lucros. Sob a presidência de Juarez Delfino Silveira, a Crediaciu segue a filosofia de ajuda mútua e solidariedade com apoio da Aciu e empresas locais e Núcleo dos Artesãos. Exemplo de cooperação foi a doação das placas de aglomerados para a sede da cooperativa, feita pela Satipel, que representou uma economia de 15%. A execução dos trabalhos foram feitas por empresários do Núcleo Moveleiros do Projeto Empreender da Aciu. A Crediaciu, que abriu 14 novos postos de trabalho, com mão-de-obra genuinamente uberabense estará funcionando normalmente, na sede da Aciu, a partir de sexta-feira, 18, com operações normais, como o recebimento de tarifas de água, luz, telefone, além do pagamento de boletas de outros bancos, empréstimo, financiamento, seguro e outro, exceto IPVA, inicialmente. É com a missão de ter uma postura humana, social e educativa, com sólida e ativa participação, operando de forma descentralizada e democrática, que nasce a Crediaciu, buscando o desenvolvimento e o crescimento econômico de Uberaba.