NOTÍCIAS ACIU 14/02 a 20/02
17/02/2005
Aciu e CDL inauguram cooperativa de crédito A Aciu e a CDL promovem, dia 17, na Aciu, às 19h30, a inauguração da Cooperativa de Crédito dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores de Uberaba Ltda. – Sicoob Crediaciu e posse da diretoria sob a presidência de Juarez Delfino Silveira. O presidente enfocou o conceito de cooperativa ressaltando que é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida, como o caso da Aciu e CDL. Segundo ele, as cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Carlos Humberto Rocha, (presidente da Aciu), disse que o cooperativismo de crédito está presente no Estado de Minas Gerais há mais de 50 anos. Surgiram inicialmente as Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo (urbanas), formada por funcionários de empresas, profissionais liberais ou comerciantes e as Cooperativas de Crédito Rural, com produtores rurais. Informou ainda que com a edição da Resolução 3106 do Banco Central do Brasil, de 25/06/2003, que aprovou a criação de cooperativas de crédito de livre admissão, as cooperativas estão autorizadas a atuar em todos segmentos da sociedade organizada. Segundo Carlos Rocha é uma exigência do Banco Central do Brasil, que as cooperativas de crédito de livre admissão, de empresários e de pequenos empresários, microempresários e microempreendedores, como a Crediaciu, devem estar filiadas a uma cooperativa central que apresente estrutura adequada, cumprindo seus deveres de central com eficiência e eficácia, nas áreas de supervisão, controle, auditoria e capacitação de recursos humanos. Vantagens da Cooperativa A Cooperativa de Crédito – Crediaciu – Aciu/CDL praticará operações com taxas diferenciadas dos bancos comerciais concorrentes. Uma das principais vantagens dela é que capta recursos e empresta a taxas melhores que as dos bancos, proporcionando irrigação a economia local. A Cooperativa realizará todas as operações normais, como o recebimento de tarifas de água, luz e telefone, além do pagamento de boletas de outros bancos, empréstimos, financiamento, seguro e outros. A mesma terá auditoria permanente da Crediminas, que é uma central de cooperativa de créditos e que fiscalizará as ações junto ao Banco Central. Diretoria A primeira diretoria da Cooperativa gestão 2005/2009 é constituída pelo diretor presidente, Juarez Delfino Silveira, diretor administrativo Jorge Azôr Filho e diretor financeiro Ivan João Moratelli. O conselho de administração é composto por Carlos Humberto Rocha, Marcos Felipe Abud, Murilo Facure e Gilberto Riceto e o fiscal por Sérgio Marcos Guarato, Anderson de Melo Cadima, Maria de Fátima Reis S. Faria, Maria Cristina de Ávila, Rodrigo Prata Laterza e Iovaldo Basílio Oliveira. Na Cooperativa o associado é o dono do negócio. Geraminas disponibiliza linha de crédito O pesquisador da Fundação João Pinheiro, João Batista Rezende, responsável por trabalhos de levantamento de diagnóstico do BDMG na região do Triângulo Mineiro, esteve reunido no dia 10 de fevereiro, com representantes da Aciu, Sebrae, Projeto Empreender da Aciu, coordenação do curso de Contabilidade da FCETM e o secretário Ricardo Saud (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de Uberaba) com o objetivo de fazer um estudo do que os empresários - através das entidades conveniadas em Uberaba estão necessitando, além de conhecer as dificuldades e facilidades encontradas para liberação de crédito. O Geraminas é uma linha de crédito para micro e pequenas empresas e cooperativas que precisam se reestruturar para atender melhor a seus clientes e aumentar sua participação no mercado. Podem solicitar o financiamento as empresas que estejam enquadradas no MicroGeraes e que sejam optantes e contribuintes do Fundese. Os limites de crédito do Programa permitem soluções financeiras de acordo com a necessidade da empresa. Para investimentos fixos ou mistos, o limite de financiamento é de até 20% do último faturamento contábil anual, não podendo ultrapassar R$ 360 mil. Para investimentos em capital de giro, o limite de financiamento é de até 10% do último faturamento contábil anual, não podendo ultrapassar R$ 180 mil. O secretário Ricardo Saud disse que o Geraminas é um importante fomento para micro empreendedores destacando as facilidades das linhas de crédito com juros acessíveis. Segundo ele, a Cooperativa de Crédito dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores de Uberaba Ltda. – Sicoob Crediaciu, também estará disponibilizando informações para os interessados no Geraminas. Destacou ainda que a Prefeitura será uma grande parceira nos trabalhos do Geraminas e Crediaciu.