APL promove workshop e desenvolve ações
01/03/2005
Empresários e representantes de entidades de classe estão mobilizados e envolvidos na organização do Arranjo Produtivo Local – APL – Moveleiro - aglomerações de empresas, que apresentam especialização produtiva e mantêm articulação, interação e cooperação que envolve governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e de pesquisa. Este assunto está sendo amplamente discutido por um Comitê Gestor, que conta com representantes da Fiemg, Cigra, Sindimov, Núcleo dos Moveleiros, Aciu, CDL, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Secretaria de Ciências Tecnologia e Desenvolvimento de Uberaba, Sindimov, CDL, Sebrae, Prefeitura Municipal de Uberaba, Câmara Municipal de Uberaba, FCETM (Insisa e Cepes), Uniube (Unitecne/D.Design) Senai, Parque Tecnológico de Uberaba, Satipel, Sauder e empresários do setor. O coordenador do APL de Uberaba, Victor Aragão Netto, informou que o Comitê realizará no dia 02 de abril um Workshop, com empresários que compõem o APL de Uberaba que discutirão suas necessidades, envolvimento e participação e a criação de um grupo de discussão na internet e seu funcionamento. Durante o evento será feita uma apresentação do Polo Moveleiro de Ubá. Victor Aragão informou que o Comitê Gestor está elaborando um plano estratégico e criando um cargo de secretário-executivo para apoiar na estruturação de desenvolvimento da APL, que seguirá a estrutura do Polo Moveleiro de Ubá. Salientou ainda que todos os trabalhos contarão com o apoio do Sebrae que desenvolve um projeto de gestão estratégica orientada para o resultado, com análise de etapa, cronograma, levantamento de diagnóstico e verba, dentre outros. Também realizará o monitoramento das ações desenvolvidas. O APL contará com o apoio do Instituto Evaldo Lodi – IEL, agente estratégico da Fiemg,que tem como missão promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria mineira. O IEL será responsável pela aplicação da metodologia do diagnóstico setorial nos mesmos moldes de Ubá e Carmo do Cajuru (polos moveleiros mineiros).