Programa de Complementação Educacional – Proe - apoia estudantes
29/03/2005
Empresários, estudantes universitários e de nível técnico do segundo grau tëm mais um serviço à sua disposição na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Trata-se do Proe – Programa de Complementação Educacional. É uma entidade sem fins lucrativos, vinculada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB. O programa conta com vários diferenciais em relação a outros agentes de integração e sua meta é o cumprimento da legislação vigente, referente a agilidade nos processos de contratação de estagiários nas empresas e melhor adequação dos candidatos às oportunidades de estágio. A Aciu, através do Proe – que é um mecanismo de integração Escola/Empresa, já firmou convênio com 11 instituições de ensino de nível superior e técnico e com 50 empresas. Seu banco de dados conta com o cadastro de mais de 160 estudantes, sendo que desses, 85 já estão estagiando. A coordenadora do Proe em Uberaba, Márcia Eliza Pantoja Cunha Barbosa, disse que o Programa educa, gera renda e quase 100% dos estudantes que estão inseridos no Proe estão continuando os estudos com o repasse da bolsa/estágio, que além do apoio financeiro também auxilia na complementação educacional. Uma das empresas conveniadas no Proe é a Clínica Radiológica LBM. Para a gerente administrativa, Luciana Ramos Costa, o Programa é uma excelente oportunidade para a empresa e o estagiário. “Contratamos estudantes dinâmicos, interessados e disciplinados com as obrigações profissionais”. Eles são selecionados de acordo com o perfil solicitado, facilitando nosso trabalho”, ressalta. Acrescentou que vários estagiários são efetivados na empresa. Já a estudante do 3º ano de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, Stella Vilas Boas Damasceno, é uma das privilegiadas do Proe. Ela é estagiária no departamento fiscal da empresa Stoppani do Brasil Produtos Químicos Ltda., há 2 meses. Para ela, o Programa é uma grande oportunidade para crescimento profissional e até mesmo efetivação dentro da empresa. Considera o programa ainda, uma fonte de incentivo. Vantagens do Proe entre os envolvidos Para as empresas, a inserção de talentos humanos, ainda em formação, advindos do meio acadêmico, colabora na atualização de tecnologias e conhecimentos com resultados positivos, sobre a produtividade e capacitação empresarial. Nas instituições de ensino, o retorno das informações, trazidas pelos estagiários e professores orientadores, propicia a discussão da integração de programas escolares, currículos, métodos e técnicas no sentido de busca adequação do conhecimento às demandas do processo produtivo. Já para os estudantes, o estágio representa uma grande oportunidade da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além do contato com o universo profissional que irão enfrentar no futuro, o que contribui para a formação do capital humano capacitado para atender às exigências decorrentes da modernização das empresas.