NOTÍCIAS ACIU 16/05 a 22/05
25/05/2005
Aciu concorre a Referência Nacional com Proe A Aciu sai na frente mais uma vez e, através do Programa Oportunidade de Estágio – Proe, concorre ao prêmio concedido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB de Associação Comercial Referência 2005. O Proe da Aciu, dentre todos os projetos das associações mineiras, foi o escolhido pela Federaminas para representar o estado de Minas Gerais na premiação. O Proe, que está em atividades desde novembro de 2004, apresenta resultados expressivos: 311 estudantes cadastrados, 109 contratos de estágio assinados e convênio firmado com 73 empresas e 14 instituições de ensino. O estudante interessado em uma oportunidade de estágio, desde que matriculado e freqüente em curso do nível superior ou médio, pode se cadastrar no Proe e receber no próprio e-mail informações e propostas de estágio. O endereço do programa na internet é www.proe.org.br Esta não é a primeira vez que a Aciu é reconhecida nacionalmente. Ano passado a entidade conquistou o prêmio de Associação Referência 2004 através de projeto que apresentou a FCETM. Este ano o resultado oficial da premiação será divulgado durante congresso realizado pela CACB na cidade de São Paulo, de 30 de junho a 02 de julho. Academias de ginástica investem em aprendizado Ginástica é assunto sério tanto para quem pratica, quanto para quem tem na sua prática um negócio próprio. E foi para os empresários do bom preparo físico que o Núcleo das Academias de Ginástica, do Projeto Empreender da Aciu, promoveu o curso “Formação no Preço de Venda nas Academias de Ginástica”, que aconteceu nos dias 19 e 26 de abril e 03 de maio, ministrado pelo consultor de empresas José Bento de Oliveira Neto. O curso capacitou os empresários na área financeira, quanto ao ponto de equilíbrio no fluxo do caixa, na formação do preço de venda e com relação à margem de contribuição. Para José Bento, o mais importante é que as empresas se desenvolvam de forma adequada, crescente e contínua. “Durante o curso os empresários aprenderam e tiraram as dúvidas quanto a maior dificuldade do setor: como calcular a formação do preço da mensalidade de forma eficaz”, explica. Além dos três dias de aulas, as 10 academias nucleadas que participaram do curso contaram com uma hora de consultoria em “loco”, ou seja, nas próprias academias. As consultorias, que aconteceram durante o mês de maio, serviram para “avaliar a capacidade de aplicabilidade no dia-a-dia do que foi aprendido na teoria”, conclui o consultor. Daja comemora 37 anos O Diretório Acadêmico Juvenal Arduíni - Daja, da FCETM, comemorou aniversário de 37 anos, no dia 13 de maio. O diretório ganhou de presente de sua diretoria, em conjunto com a faculdade e mantenedora - Aciu, o registro oficial no cartório de pessoas jurídicas e ainda uma sede própria. Daja comemora 37 anos de existência O Daja foi idealizado pelos alunos da FCETM no dia 14 de maio de 1968, e desde então atua em prol dos estudantes. O presidente do Daja, Adriano Carlos Siqueira Pires, é um dos grandes responsáveis pelas novas conquistas do diretório. “O Daja, em seus 37 anos de vida, nunca foi um órgão de direito, apenas um órgão de fato, mas que agora estará representando juridicamente os alunos”, explica. A legalização permite ao diretório adquirir recursos junto ao governo estadual e federal. O evento contou com a apresentação do coral do Conservatório Musical Renato Frateschi e com a presença especial do patrono do Daja, Monsenhor Juvenal Arduini. “Quero expressar minha gratidão também dizer que sou pequeno diante da grandeza dessa noite. Buscamos esses valores sublimes desde sempre na humanidade, mas acima de tudo na vida universitária”, afirmou o patrono que foi homenageado pelo diretório com uma placa de prata.