Piau diz que alta carga tributária é um convite à sonegação
21/06/2005
O deputado Paulo Piau (PP), membro efetivo do Conselho de Industrialização do Estado (Coind) disse que a alta carga tributária do Brasil com um número excessivo de taxas e impostos só estimula a sonegação. Ele participou de reunião com a diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Aciu) nesta segunda-feira (20/6) à noite, onde fez um balanço do seu trabalho parlamentar que consta 115 leis aprovadas, a maioria voltada para o setor produtivo. Paulo Piau fez um retrospecto de sua trajetória como pesquisador da Epamig, secretário de Agricultura de Uberaba. Falou dos desafios e conquistas na missão de deputado. Lamentou que muitas vezes, o cidadão não exige aquilo que realmente deve ser exigido de um parlamentar e nivela todos os políticos, o que classifica como ruim para a democracia. "A sociedade não cobra uma legislação aplicável, não tem uma interação efetiva com o parlamento. Brasília hoje concentra 70% de todos os recursos arrecadados com essa carga tributária que só onera o cidadão. Como não discutir urgentemente o pacto federativo para mudar essa situação? ", indaga Piau. Exemplificou aos diretores da Aciu duas leis, entre elas as 115 aprovadas de sua autoria. Esse número o coloca entre os parlamentares mais atuantes de Minas Gerais. A Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo, considerada a mais moderna do País foi sancionada ano passado. Também em vigor a Lei das Cotas nas universidades estaduais de Minas. "É polêmica, mas ainda não temos outro instrumento para resgatar a nossa dívida com os negros e com os carentes".