Encontro de Comércio Exterior apoiará empresários
21/09/2005
Por todo o país, vários empresários tiveram oportunidade de participar dos Encontros de Comércio Exterior (Encomex) e buscar informações relacionadas ao mercado internacional. Promovido desde 1997, o encontro já reuniu 56 mil participantes. Este ano, 16 edições do encontro difundiram a cultura exportadora em diversas cidades do país. O programa de iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior possui o diferencial de ir além dos grandes pólos de produção, como o eixo Rio-São Paulo. Nesse ano, cidades como Mossoró (RN), Araraquara (SP), Chapecó (SC) e Campo Largo (PR) receberam o Encomex no dia 10 de novembro, o evento acontece em Uberaba (MG). O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, Carlos Humberto Rocha, disse que a preocupação do Encomex é de interiorizar a mentalidade exportadora e, com isso, difundir as informações de comércio exterior por todo país. Assim, os micro e pequenos empresários locais poderão discutir ações e tirar dúvidas ligadas ao sistema de crédito para exportação. Entre os empresários, que já exportam ou os que pretendem iniciar o processo, a instabilidade do dólar, a falta de informações e contatos no exterior muitas vezes são obstáculos no desenvolvimento das empresas, comenta o presente da Aciu, ressaltando a importância da realização do Encomex em Uberaba. Os Encontros de Comércio Exterior surgiram com o intuito de criar no país uma cultura exportadora. "O mercado externo deve deixar de ser mera alternativa para as empresas que não encontram opção no mercado interno. A exportação deve ser um objetivo, uma estratégia da empresa, e isso está se tornando realidade em nosso país", diz o secretário interino de Comércio Exterior, Armando Meziat. Atualmente o país possui 20 mil empresas exportadoras e no ano da conquista dos US$ 100 bilhões exportadoras, e as expectativas para o futuro das exportações brasileiras são as melhores possíveis. Devemos trabalhar para expandir os mercados, as empresas e a pauta de produtos exportados", complementa Meziat.