Notícias Aciu - 03/10 a 09/10
04/10/2005
Cursos de extensão da FCETM iniciam neste sábado Com o objetivo de capacitar profissionais para ampliação dos conhecimentos em diferentes áreas de gestão e finanças empresariais, com análise e aplicação da teoria à prática, a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) está promovendo uma série de cursos de extensão. A iniciativa vem ao encontro da classe empresarial que busca manter-se informado. Os professores da FCETM, responsáveis pelos cursos de extensão, possuem vasta experiência profissional atuando como consultores empresariais e/ou gestores de áreas estratégicas de grandes empresas públicas e privadas. São mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, com inovação e atualização de acordo com a demanda de mercado. O Programa de Extensão da FCETM disponibiliza para o mês de outubro os cursos de administração e dimensionamento do capital de giro, gestão de compras e estoques, cálculos trabalhistas, liderança e equipe. Esses cursos serão iniciados no dia 08, com aulas aos sábados no período da manhã e à tarde. Informações e inscrições, através do telefone 3314-8383. FCETM promove o VII Seminário de Ciências Empresariais A Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM realiza entre os dias 05 e 07 de outubro, o VII Seminário de Ciências Empresarias - CIEM. São mais de 25 palestras divididas em diferentes temas e segmentos dentre eles marketing, conjuntura econômica, logística, capital de giro, financiamentos, empreendedorismo, exportação, gestão, chefia e liderança, recrutamento e seleção de pessoal, inclusão social, controle gerencial, ética nas organizações, gestão de pessoas e de processos, etiqueta e postura profissional, investimentos. O já tradicional Seminário de Ciências Empresariais – CiEm 2005 da FCETM é dividido entre palestras, seminários e mini-cursos, que aconteceram simultaneamente para os mais de mil alunos da faculdade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet que conta com um programa que possibilita o controle do número de vagas e horários de todos os eventos. O vice-diretor da FCETM, Jânio Pontes, um dos organizadores da Semana disse que este evento foi realizado no 1º semestre, e que o sucesso obtido motivou a instituição a realizar o atual. Os temas dos assuntos abordados durante o Seminário são definidos pelos próprios alunos que participam de uma pesquisa dando sua opinião. “O objetivo e disponibilizar assuntos que sejam do interesse do universitário e do mercado de trabalho. Buscamos sempre a atualização, tanto que nossa instituição conta com profissionais experientes e que atuam não só na área acadêmica como também como consultores empresariais e/ou gestores de áreas estratégicas de grandes empresas públicas e privadas”, finaliza. A inovação do Ciem será a palestra de fechamento com Nelson Spritzer, que abordará o tema “Estrutura do Sucesso”, no dia 07 de outubro, às 19h, no Cine Metrópole. O palestrante é consultor organizacional de várias das principais empresas nacionais, nas áreas de T&D e recursos humanos. Especializou-se em comunicação e desenvolvimento de performance individual e em desenhar programas de mudança comportamental, de excepcional impacto, para organizações e indivíduos. Entre seus clientes estão importantes empresas nacionais e multinacionais, várias entidades patronais e inúmeros executivos. Alunos da EFG apresenta escola para outros estudantes Os alunos da Escola Municipal Olga de Oliveira tiveram atividade diferenciada extra classe, durante visita na Escola Técnica de Formação Gerencial – EFG. A infra-estrutura da instituição e seus projetos foram apresentados pelos próprios estudantes, que com dedicação conseguiram envolver a atenção dos colegas, que ficaram entusiasmados com as informações e o método diferenciado da escola. O professor e psicólogo, Donaldo Hebert Barcelos, proferiu uma palestra com a abordagem do tema “Orientação Vocacional” e aplicou um teste vocacional com orientação profissional nas áreas que integram as ciências física, biológicas, cálculos, administração, persuasiva, sociais, artística e literárias. Segundo ele, foi detectado interesse dos estudantes para as áreas administrativa, sociais, persuasiva e cálculo. Consultores Juniores da FCETM participam do Projeto Criança Feliz O Projeto Criança Feliz, que está sendo executado através de uma parceria entre a Empresa Júnior e Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro com a CTBC-telecom, continua em plena atividade. Ele é coordenado por Eduardo Rabboni e Zélia Maria Teixeira da CTBC, e Sabina Maria de Oliveira Silva da FCETM. O relatório dos resultados das ações desenvolvidas pelos Consultores Juniores, no período de julho a setembro, relativo ao levantamento dos processos desenvolvidos no Hospital da Criança, foi apresentado durante reunião realizada na FCETM. Sabina Maria de Oliveira Silva informou que foram identificados 05 macroprocessos. Acrescentou que a próxima ação será um workshop para a equipe de colaboradores do Hospital da Criança, com apresentação dos resultados da pesquisa de clima organizacional. Eles também terão acesso ao levantamento de processos identificados. O objetivo é de fazer com que as gerências, com a participação dos colaboradores, construam um plano de ação visando melhorias na área de recursos humanos e de gestão dos processos. O Projeto conta atualmente com a participação dos alunos do 4º B de Administração: Mônica de Nazaré Folador, Patrícia Ribeiro Costa, Daniel Angotti Moisés Marques, Hudson Tonelli, Marcelo Dutra Resende e Marcos César Eugênio Botta e Silvio Assunção Lemos Júnior, e dos estudantes do 3º ano de Ciências Econômicas Flávio Santos Rosa e Luiz Roberto Guardieiro, além de José Alaor Zeferino Filho (4º ano de Comércio Exterior), Marcelina Moreira Cusinato (2º A de Administração), Daniel Angotti Moisés Marques (4º ano de Marketing).