Encomex está sendo divulgado em cidades pólo
19/10/2005
Associações Comerciais de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, Araxá e Uberaba apoiam realização do encontro Com o objetivo de divulgar o Encomex (Encontros de Comércio Exterior), que acontece no dia 10 de novembro, em Uberaba, o analista de comércio exterior do MDIC, Márcio Teixeira, superintendente institucional da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu -, Marcelino Marra, o professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM – Jadson Coutinho e o diretor de projetos especiais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de Uberaba, Luis Fernando Gobbo Silva, estão realizado reuniões com empresários, parceiros, Associações Comerciais, instituições classistas e autoridades envolvidos na promoção do evento. Nesta quinta-feira, às 19h, acontece na Aciu, a reunião que fecha a divulgação das cidades pólo, iniciadas em Uberlândia, Ituiutaba, Araxá e Patos de Minas. O encontro vai unir parceiros e difundir cultura, para facilitar ações de comércio exterior. Encontros de Comércio Exterior estimula participação de empresários Com o objetivo de estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Secex/MDIC – e a Agência de Promoção de Exportações do Brasil – Apex-Brasil – vêm promovendo os Encontros de Comércio Exterior – Encomex, em diversas regiões do País, buscando uma maior aproximação com o setor privado, sobretudo fora das grandes metrópoles. A iniciativa é fruto da percepção de que a falta de informação existente entre os empresários – em especial, micro, pequenos e médios – traz insegurança para investir no mercado externo. Os participantes têm acesso a informações acerca de políticas, ações e da estrutura do comércio exterior, além de conhecerem instrumentos de apoio e estímulo, como os mecanismos de financiamento, as regras básicas e o funcionamento do intercâmbio comercial brasileiro, sendo apresentadas oportunidades de negócios com o estrangeiro, normas e ações na área de defesa comercial e orientações em matéria de negociações internacionais. Paralelamente às palestras, é montado um balcão de serviços, composto por vários estandes em que os diferentes agentes protagonistas do cenário econômico nacional e regional (empresas, bancos, fundações etc.) têm a oportunidade de apresentar os serviços oferecidos aos potenciais exportadores. Além da Secex, responsável pelas demonstrações sobre o Sistema de Informação Estatística – AliceWeb, e sobre o Sistema Integrado de Comércio Exterior – Siscomex, também participam do balcão de serviços a Apex-Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, os Correios, o Banco do Brasil; a Caixa Econômica Federal; a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Governos Estaduais e Municipais, as entidades de classe, entre outros. Os Encomex abrangem, ainda, despachos executivos, oportunidades de entrevistas individuais dos participantes com os diretores e técnicos dos Departamentos da Secex, bem como com os representantes de outras entidades (ex.: MRE, Ministério da Agricultura) ou entidades parceiras presentes (Sebrae, CNI/Federações, Correios, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste, Associações, Sindicatos etc.). A maior parte dos Encontros inclui também o show-room – mostra de produtos já exportados ou com potencial exportador na região – e encontros setoriais – discussão de temas pertinentes a setores específicos, de maior importância para a economia local. Criado em 1997, os Encomex foram essenciais para o salto no número de empresas exportadoras. Naquele ano, eram 13 mil, hoje, são mais de 21 mil. Serviços desenvolvidos pelo MDIC e seus parceiros, costumeiramente divulgados nos Encontros, como o próprio Siscomex, os programas de inteligência comercial, a exemplo do Radar Comercial, e o Exporta Fácil, dos Correios, também são apontados como responsáveis pelo incremento das atividades de comércio exterior no Brasil. Os Encomex são uma oportunidade única para todos os envolvidos no processo exportador sanarem dúvidas, ampliarem conhecimentos ou atualizarem informações sobre comércio exterior. Importante ressaltar que as inscrições são gratuitas (feitas pela Internet ou via fax) e que o evento não possui fins lucrativos, muito embora constitua excelente ocasião para manter contatos capazes de promover a expansão dos negócios internacionais.
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Comunicação Aciu
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