Notícias Aciu - 24/10 a 30/10
28/10/2005
Encomex está sendo divulgada em cidades pólo Associações Comerciais de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, Araxá e Uberaba apoiam realização do encontro Uberaba sediará no dia 10 de novembro o Encomex (Encontros de Comércio Exterior). Com o objetivo de divulgar o evento nas cidades pólo, o Analista de Comércio Exterior do MDIC, Márcio Teixeira, o Superintendente Institucional da Aciu, Marcelino Marra, o professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, Jadson Coutinho e o diretor de projetos especiais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de Uberaba, Luis Fernando Gobbo Silva, realizaram nos dias 19 e 20 de outubro reuniões com empresários, parceiros, Associações Comerciais, instituições classistas e autoridades envolvidos na promoção do evento. No dia 20 de outubro, aconteceu na Aciu a reunião que fechou a divulgação iniciada em Uberlândia, Ituiutaba, Araxá e Patos de Minas. O encontro vai unir parceiros e difundir cultura para facilitar ações de comércio exterior. Abrangência Os Encomex abrangem, ainda, despachos executivos, oportunidades de entrevistas individuais dos participantes com os diretores e técnicos dos Departamentos da Secex, bem como com os representantes de outras entidades (ex.: MRE, Ministério da Agricultura) ou entidades parceiras presentes (Sebrae, CNI/Federações, Correios, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste, Associações, Sindicatos etc.). A maior parte dos Encontros inclui também o show-room mostra de produtos já exportados ou com potencial exportador na região e encontros setoriais discussão de temas pertinentes a setores específicos, de maior importância para a economia local. Parceiros Além da Secex, responsável pelas demonstrações sobre o Sistema de Informação Estatística AliceWeb, e sobre o Sistema Integrado de Comércio Exterior Siscomex, também participam do balcão de serviços a Apex-Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, os Correios, o Banco do Brasil; a Caixa Econômica Federal; a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Governos Estaduais e Municipais, as entidades de classe, entre outros. Incremento Criado em 1997, os Encomex foram essenciais para o salto no número de empresas exportadoras. Naquele ano, eram 13 mil, hoje, são mais de 21 mil. Serviços desenvolvidos pelo MDIC e seus parceiros, costumeiramente divulgados nos Encontros, como o próprio Siscomex, os programas de inteligência comercial, a exemplo do Radar Comercial, e o Exporta Fácil, dos Correios, também são apontados como responsáveis pelo incremento das atividades de comércio exterior no Brasil. Evento Paralelamente às palestras, é montado um balcão de serviços, composto por vários estandes em que os diferentes agentes protagonistas do cenário econômico nacional e regional (empresas, bancos, fundações etc.) têm a oportunidade de apresentar os serviços oferecidos aos potenciais exportadores. Oportunidade Os Encomex são uma oportunidade única para todos os envolvidos no processo exportador sanarem dúvidas, ampliarem conhecimentos ou atualizarem informações sobre comércio exterior. Importante ressaltar que as inscrições são gratuitas (feitas pela Internet ou via fax) e que o evento não possui fins lucrativos, muito embora constitua excelente ocasião para manter contatos capazes de promover a expansão dos negócios internacionais.